Uma viagem ao passado: Uerj traz encantos da antiga Itália ao campus

Universidade do Estado do Rio de Janeiro oferece, até 18 de novembro, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a famosa e antiga cidade romana Stabiae. São dezenas de peças de séculos atrás, capazes de encantar os olhos atuais.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com a Fundação Restoring Ancient Stabiae (RAS), traz para o seu campus um pedaço da história da antiguidade com a  exposição Além e Pompeia – redescobrindo os encantos de Stabiae. 

A RAS foi responsável pela retomada, há cerca de 20 anos, das escavações na antiga cidade portuária italiana de Stabiae, localizada próximo ao Golfo de Nápoles, que no ano 79 d.C. foi coberta por lavas e cinzas da erupção do vulcão Vesúvio -  mesma ocasião em que as cidades de Pompeia e Herculano também foram soterradas.

Ricardo Lima, curador da exposição,  conta que, muito tempo depois, no século XVIII, um agricultor descobriu objetos em mármore e bronze, enquanto cavava um poço naquela região, o que provocou o início da redescoberta dessas cidades. “A família Bourbon, uma das mais importantes de Stabiae, teve uma grande representante no Brasil, Teresa Cristina Bourbon, que casou com Dom Pedro II. Ela chegou a trazer muitos objetos da região, que ficam expostos no Museu Nacional, na Quinta da Boa vista”, contaLima.

Além e Pompeia – redescobrindo os encantos de Stabiae traz verdadeiros tesouros encontrados nas escavações retomadas pela Fundação RAS. “São 17 afrescos – pinturas de paredes - , belíssimas pinturas, dezenas de objetos de escultura em mármore e de usos diários. Quem conferir, vai se encantar”, acrescenta Ricardo Lima.

A exposição estará aberta ao público até o dia 18 de novembro. As visitas são gratuitas, das 14h às 20h, às segundas-feiras; das 10h às 20h, das terças às sextas-feiras; e das 11h às 15h, aos sábados e feriados.