Parlamentares e especialistas debatem modelo institucional para a Metrópole do Rio de Janeiro

A terceira edição dos Diálogos Metropolitanos traz à tona uma discussão iniciada no encontro anterior, em agosto. O "Modelo institucional para a Metrópole do Rio de Janeiro" será foco dos debates nesta sexta-feira, dia 28.

Dando sequência aos debates para definir uma governança ideal para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) promovem a 3ª edição dos Diálogos Metropolitanos. O encontro entre parlamentares e especialistas será no dia 28 de setembro, das 9h às 18h, no Plenário Barbosa Sobrinho, na Alerj. O foco das discussões será “Um Modelo Institucional para a Região Metropolitana”.

Os encontros são organizados pelo Comitê Executivo de Estratégias Metropolitanas, juntamente com parceiros de importante atuação na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover o debate que aponte para a construção de uma verdadeira metrópole contemporânea.

Nesta 3° edição, deputados estaduais e federais, secretários de estado e especialistas vão apresentar modelos já implantados e discutir as dificuldades enfrentadas por cada uma das regiões representadas. O foco do encontro é a fragilidade institucional e as possibilidades de construção de uma proposta que permita programar um novo modelo de planejamento e execução das funções de interesse de todos os municípios integrantes, sem que haja concentração de poder decisório.

O Brasil tem 41 regiões metropolitanas legalmente instituídas, com 84 milhões de habitantes, que representam 46% da população brasileira. O Rio de Janeiro é o único estado onde a Região Metropolitana é institucionalizada mas não tem um órgão gestor.