Ações de incentivo ao empreendedorismo são reunidas em guia

Por meio do Guia do Candidato Empreendedor, Sebrae procura estimular os que concorrem nessas eleições municipais a incluírem em suas campanhas propostas de estímulo ao empreendedorismo. O documento já está disponível para visualização pela internet.

A fim de estimular a criação de agendas de desenvolvimento nestas eleições municipais, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lança o Guia do Candidato Empreendedor. O documento traz um conjunto de ações e estratégias de apoio ao empreendedorismo. São dez passos e 100 atividades para colaborar com os seguintes propósitos: inclusão das micro e pequenas empresas em agendas locais; estímulo das práticas sustentáveis das empresas nos municípios; geração de postos de trabalho; e distribuição de renda mais justa para os munícipes.

“Não é a primeira vez que o Sebrae elabora um guia aproveitando as eleições municipais, está já é a terceira edição. O nosso objetivo é que, no momento da construção de uma proposta, o candidato possa incluir um apoio às micro e pequenas empresas. Normalmente, as propostas de governo são refentes à saúde, à educação, à segurança, questões realmente relevantes, mas precisamos chamar atenção para o meio empreendedor”, explica a gerente de políticas públicas do Sebrae, Andréia Crocamo.

O Guia mostra também outra maneira de o Sebrae incentivar os gestores municipais de todo o país a desenvolverem políticas de apoio aos micro e pequenos empreendedores, trata-se do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que reconhece as melhores iniciativas com este propósito. Os interessados em conhecer um pouco mais sobre as ideias njá premiadas, através do site do prêmio. “Nós encaminhamos o Guia do Candidato Empreendedor para todos os partidos políticos e órgãos governamentais, para que todos os candidatos possam ter acesso a esse material e incorporar projetos não só nas suas propostas eleitorais, mas também para que os vencedores incorporem às ações”, completa Andréia Crocamo.