UFF cria núcleo de estudos da Defesa do país

A deficiência de pesquisa, extensão e ensino referentes à Defesa, no país, levou a Universidade Federal Fluminense à criação de um núcleo voltado para o setor, o UFFDEFESA. Um dos principais objetivos é identificar os principais empecilhos à construção de uma boa Base de Defesa no Brasil.

Ciente da urgência de impulsionar o campo da defesa no Brasil e no estado, a Universidade Federal Fluminense (UFF) realiza, há três anos, atividades no setor, que agora ganha o Núcleo de Estudos de Defesa, Inovação, Capacitação e Competitividade Industrial (UFFDEFESA). Segundo o coordenador do núcleo e professor do departamento de Engenharia de Produção da UFF, Eduardo Siqueira Brick, o valor dado à necessária organização deste setor deveria ser maior entre as esferas governamentais. “É preciso reconhecer a importância de uma boa estrutura de defesa como um diferencial. Nenhum país desenvolve a indústria de defesa por fatores econômicos, mas por realmente ser fundamental”, afirmou.

Com a missão de realizar estudos sobre os obstáculos para a construção de uma Base Logística de Defesa (BLD), o núcleo visa, ainda, a desenvolver cursos para formar pessoal qualificado no estado, a tratar dos assuntos referentes à logística e a operar na estruturação dos meios de defesa em todos os níveis acadêmicos. Espera-se com isso solucionar um dos principais problemas que é a reduzida quantidade de pessoal capacitado a lidar com o tema na Universidade. Outro propósito é promover a participação do corpo docente dos demais departamentos da Universidade, com a realização de trabalhos compatíveis com a finalidade do núcleo.

Como explicou Brick, desde 2010 os estudos e pesquisas no setor ganharam força, mais resultados e conhecimento. “Avançando nos estudos, compreendemos muitos dos principais problemas para a formação de uma defesa adequada. Uma das principais percepções foi a de que não existe um dono para este problema. Ou seja, são muitos órgãos envolvidos com parte do programa, mas não há nada que dê ordem a isso tudo, nem quem responda por isso. Um grande obstáculo é fazer com que isso seja mudado”, acrescentou.

Embora pertença ao departamento de Engenharia de Produção da Universidade, o Núcleo de Estudos de Defesa, Inovação, Capacitação e Competitividade Industrial tem caráter interdisciplinar e não interfere nas demais iniciativas da instituição, apenas apresenta, entre os objetivos, suprir a deficiência de pesquisa, extensão e ensino voltados às questões da defesa no Brasil. Com relação ao funcionamento, tem por finalidade atuar virtualmente, para garantir a  integração dos participantes de dentro e de fora da UFF. "Qualquer interessado pode trabalhar junto ao Núcleo, participando nas discussões, colaborando com a pesquisa ou até mesmo financiando", explica Brick.