Mercados calçadista e de acessórios serão abordados em palestra na Firjan

Por intermédio do Senai Moda Design, a Firjan realiza ciclo de palestras aos profissionais dos setores calçadista e de acessórios, no dia 16 de agosto. A ideia é promover uma troca de informações e experiências e colaborar para o desenvolvimento dos setores no estado.

A fim de promover uma troca de experiências e dar informações para empresas e interessados dos setores calçadista e de acessórios, o Sistema Firjan realiza, junto ao Senai Moda Design, o primeiro ciclo de palestras do Fórum de Calçados, Bolsistas e Acessórios do Estado do Rio de janeiro. É uma oportunidade de incitar o desenvolvimento estadual nestas áreas. O evento será na sede da Federação, no dia 16 de agosto, a partir das 8h30.

Nesse dia, os participantes poderão tirar suas dúvidas sobre questões como financiamento, organização empresarial, competitividade, mercado, legalização, governança e até sobre tendências de moda nestes setores.

“O setor calçadista e de acessórios do Rio de Janeiro encontra-se desarticulado. O evento será um start para reunirmos empresários e futuros empreendedores individuais”, destaca a analista de projetos especiais do Senai Moda Design, Ana Torres.

De acordo com os últimos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgados em 2010, no estado do Rio de Janeiro são 291 empresas calçadistas e 100 de bijuterias. Os dados apontam, ainda, que ambos os setores geraram 5.701 postos de trabalho.

“Para ampliar a competitividade no mercado global e enfrentar a agressiva concorrência com os asiáticos, os setores de calçados e acessórios do Rio têm buscado se atualizar, atuando com foco em inovação e em nichos de alto valor agregado, com produtos diferenciados e com forte identidade. Por isso, é importante ter eventos como este para que empresários e informais possam adquirir informações de financiamento e gestão para melhorar ou legalizar uma empresa”, acrescenta a analista Ana Torres.

Empresas que atuam no mercado de calçados, couros, bolsas, acessórios, bijuterias e jóias podem participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas mediate preenchimento do formulário, até o dia 15 de agosto. O evento conta com apoio do Governo do Estado, do BNDES, da Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Acessórios de Viagem (Abiacav), da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), do Sindicato das Indústrias de Calçado de Franca (Sindifranca), da marca Zoia, da Cooperativa dos Fabricantes de Artefatos de Couro e Sintéticos do Estado do Rio de Janeiro (Coopcarj).

Local: Auditório 130 andar - Sede do Sistema Firjan. Avenida Graça Aranha, 01 - Cento do Rio de Janeiro.