Entidades preparam comunidades para oportunidades da Copa e Olimpíadas

Cursos de inglês desenvolvidos especialmente para atender às necessidades das comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. A iniciativa inspirou parcerias entre entidades de ensino, que visam preparar os alunos para futuras oportunidades de emprego que se abrirão nos próximos anos, na cidade.

Quem pensa em aproveitar as oportunidades dos grandes eventos esportivos programados para 2014 e 2016, já pode começar a se preparar desde já. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) estima que sejam criadas 40 mil oportunidades na indústria hoteleira até 2016. Para colaborar em uma das necessidades mais importantes - a urgência do aprendizado ou aperfeiçoamento do inglês -, algumas instituições e professores oferecem aulas em comunidades pacificadas de toda a cidade.

Os interessados podem procurar o programa social do Sistema Firjan, que em parceria com o Sesi Cidadania, oferece, há dois anos, o ensino de inglês e espanhol nas favelas. Há, ainda, outros programas como o “Up with english”, do Consulado Americano com o Ibeu e outras empresas privadas. Este já foi iniciado no Cantagalo, em 2010, e formou uma turma de 25 alunos. Hoje, o projeto se entendeu à Cidade de Deus, ao Complexo do Alemão e à Providência.

Segundo o cônsul-diretor da seção de imprensa, educação e cultura do Consulado Americano, Mark Pannell, uma ferramenta de empregabilidade para moradores das áreas pacificadas é mais do que necessária com a proximidade da Copa de 2014 e as Olimpíadas.

 

Informações e inscrições:

Sesi Cidadania (0800 0231231)

Ibeu: http://www.ibeu.org.br/onde-estudar

Consulado Americano: 3823-2000