Fórum quer transformar o Rio em uma referência da energia sustentável

Transformar o Rio de Janeiro em uma referência mundial em energia sustentável é o principal objetivo da parceria entre o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, da Assembleia Legislativa do Rio, e o programa “Rio Capital da Energia”, do Governo do estado.

Transformar o Rio de Janeiro em uma referência mundial em energia sustentável é o principal objetivo da parceria entre o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), e o programa “Rio Capital da Energia”, do Governo do estado. O assunto foi discutido, nesta segunda-feira (06/08), durante reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Energia do Fórum. “Queremos contribuir de forma efetiva, trazendo novos parceiros para esse movimento. Nosso objetivo é, dessa forma, somar ideias ao programa do Executivo, que pretende promover a produção da energia verde e a inovação tecnológica”, afirmou a secretária-geral da entidade, Geiza Rocha.

O encontro, que aconteceu no Palácio Tiradentes, contou com a presença de representantes do Clube de Engenharia, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), da Federação do Transporte de Cargas do Estado (Fetranscarga) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), e teve seu foco voltado para projetos de energia renovável promovidos por entidades brasileiras. Segundo Valdo Marques, professor titular da Uenf, o Fórum deve realizar um levantamento de todos os projetos relacionados ao tema que estão em andamento. “É necessário também que se analisem as tendências tecnológicas e científicas que podem ser implementadas no estado”, reforçou.

Carlos Antônio Rodrigues Ferreira, representante do Clube de Engenharia, ressaltou, na reunião, a tendência existente no Brasil de várias entidades realizarem projetos, simultaneamente, sobre o mesmo assunto. “Aqui, estamos buscando identificar esses projetos e explorar seus potenciais humanos e econômicos”, analisou o engenheiro. O próximo encontro da Câmara Setorial de Infraestrutura e Energia do Fórum acontecerá no dia 3 setembro.

(texto de Rodrigo Stutz)

Veja a cobertura feita pela TV Alerj: http://www.querodiscutirmeuestado.rj.gov.br/detalheVideo.php?videoId=133&t=F