Prêmio estimula estratégias empresariais inovadoras

A segunda edição do Prêmio Nacional de Inovação está com inscrições abertas até dia 31 de agosto. A iniciativa da CNI, Sebrae e Movimento Brasil Competitivo tem como objetivo estimular práticas inovadoras nas empresas.

Estão abertas até 31 de agosto as inscrições para a segunda edição do Prêmio Nacional de Inovação promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae e o Movimento Brasil Competitivo (MBC). Podem se inscrever empresas que criaram processos, tecnologias e estratégias inovadoras para seus negócios. O prêmio estimula a adoção de práticas inovadoras nas empresas ao reconhecer experiências de sucesso e para participar, os projetos devem estar em execução por, no mínimo, seis meses. As inscrições podem ser feitas no site www.premiodeinovacao.com.br

Nesta edição, a novidade é a premiação de micro e pequenas empresas (MPE) atendidas pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae, onde profissionais da instituição ajudam empresários a implantar inovações em serviços, produtos, processos e na gestão das empresas. Outras categorias do prêmio são: Gestão da Inovação, Inovação Tecnológica e Modelo de Negócio.

As empresas vencedoras em todas as categorias ganharão cursos internacionais de educação executiva oferecidos pelo IEL. As primeiras colocadas entre os empreendimentos com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões receberão ainda viagens para conhecer práticas de inovação em outros países.

Os ganhadores da categoria Gestão da Inovação poderão concorrer aos recursos do Edital SESI-SENAI de Inovação, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Com isso, poderão receber recursos financeiros que variam de R$ 150 mil a R$ 500 mil para desenvolver a gestão da inovação na empresa. O Prêmio Nacional de Inovação conta com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com Rodrigo Teixeira, analista do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade ligada à CNI, o prêmio integra as ações da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Criada em 2009, a iniciativa é coordenada pela CNI e tem o desafio de aumentar e estimular práticas inovadoras nas empresas. “A inovação é reconhecida pelos principais líderes empresariais do país como imperativa para a competitividade das empresas”, destaca.