Flash: Aspásia destaca que descaso ambiental aumentou em 20 anos

A presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputada Aspásia Camargo (PV), apresentou o painel “Sustentabilidade e saneamento ambiental” no seminário “O papel do Legislativo estadual na sustentabilidade: reflexão e ações”, que está acontecendo, neste momento, no Parque dos Atletas, no Rio Centro, zona Oeste do Rio. O evento está sendo organizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, em sua participação na Rio+20. Segundo a parlamentar, o seminário é de extrema importância, já que 20 anos se passaram desde a Eco 92 e “os problemas ambientais se agravaram”.

“Nada do que foi proposto na Eco 92 chegou a ser posto, verdadeiramente, em prática. Para que a Rio+20 tenha sucesso, precisamos distribuir competências, responsabilizando os órgãos e autoridades pela universalização do saneamento, setor importantíssimo da economia verde”, reforçou. Aspásia disse ainda que o “compromisso com soluções menores e precárias não pode prevalecer em detrimento de problemas maiores, como é o caso de Jacarepaguá, onde 60% das residências despejam esgoto em rios”.

O presidente do Instituto Trata Brasil, Raul Pinho, que também participou do debate, acredita que a Alerj tem um papel importante no desenvolvimento de novas normas para estender as ações de saneamento no estado. “A comissão vem desenvolvendo uma tarefa trabalhosa, com vistorias nas estações de tratamento e a observação de estudos desenvolvidos por diversas instituições da área, entendendo que a questão é urgente”, apontou.

(Texto de Cynthia Obiler)