Rio+20: Reaproveitamento de materiais domina os três ultimos painéis

Nos três últimos painéis apresentados, nesta quinta-feira (14/06), durante o seminário “O papel do Legislativo estadual na sustentabilidade: reflexão e ações”, que aconteceu no Parque dos Atletas, no Rio Centro, zona Oeste do Rio, a reutilização de materiais foi um ponto em comum. Para o deputado Robson Leite (PT), que preside a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), projetos de inclusão social e artes têm feito com que comunidades carentes fortaleçam a chamada economia criativa, reaproveitando equipamentos que, anteriormente, iam para o lixo. “Ligar a economia criativa a projetos de sustentabilidade nos pontos de Cultura das comunidades é uma grande percepção”, declarou o petista.

Leite, que apresentou o painel “Sustentabilidade e cultura”, citou exemplos de grupos de moradores que têm transformado óleo em sabão como uma maneira de favorecer o desenvolvimento sustentável e evitar a degradação ambiental. No mesmo painel, o ator Bemvindo Siqueira destacou a importância da preservação dos recursos naturais do estado do Rio. “O Rio é um local produtor de cinema e TV. Muitos vêm aqui em busca de cenários deslumbrantes, de beleza natural, de mar, montanha, mata e lagoa. Manter esse cenário sustentável favorece a indústria cultural e, dessa forma, gera divisas e cria mais empregos”, avaliou o artista.

Antes deles, os deputados Pedro Fernandes (PMDB) e Gilberto Palmares (PT) também participaram do seminário. Fernandes, que presidiu, na Alerj, a Comissão do Cumpra-se e, atualmente, organiza projeto com a Universidade do Estado do Rio (Uerj) para a diminuição do número de leis estaduais, explicou como se dá o processo de apresentação de um projeto legislativo. “Para cada projeto apresentado, são 40 folhas de papel gastas. Pensar melhor antes da apresentação poderia ser um exemplo a ser dado pelo Parlamento fluminense”, ilustrou. O peemedebista esteve no painel “Sustentabilidade e cidadania” junto com Rafael Viola, procurador da Uerj.

Já Palmares falou no painel “Sustentabilidade e transportes”, onde também esteve o engenheiro Licinio Machado Rogerio, membro do Fórum de Mobilidade Urbana do Rio. O petista apontou problemas enfrentados pelos meios de transporte urbano e citou a mudança do sistema de bondes de Santa Tereza como uma forma de fomentar a sustentabilidade. “Os bondes serão trocados. Por que não aproveitar e reciclar o material antigo?”, questionou o parlamentar. O seminário foi organizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado em sua participação na Rio+20.

(Texto de Cynthia Obiler)