Presidente da Alerj destaca apoio a políticas de sustentabilidade

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo, participou, nesta terça-feira (12/06), da abertura do seminário “Educação e inovação nas sociedades sustentáveis”, no auditório Sérgio Menge, no Planetário da Gávea, zona Sul do Rio.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), participou, nesta terça-feira (12/06), da abertura do seminário “Educação e inovação nas sociedades sustentáveis”, no auditório Sérgio Menge, no Planetário da Gávea, zona Sul do Rio. Segundo o peemedebista, a educação é a base do desenvolvimento que tem como principal fator a melhoria da qualidade de vida. “A partir da qualificação é que você pode interagir com o desenvolvimento sustentável. A Alerj tem participado disso, de uma forma muito direta, através da formulação de políticas públicas e do apoio às políticas formuladas pelo Poder Executivo”, discursou.

O presidente do Parlamento fluminense lembrou ainda que o estado do Rio tem a legislação ambiental mais avançada do País. “Aqui, criamos incentivos e permitimos ao estado o poder de fiscalização, além de instrumentos para incentivar o desenvolvimento sustentável sem afetar aqueles que precisam do solo para subsistência. Precisamos criar dias mais sustentáveis para um futuro melhor”, afirmou Melo. Para o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, debates envolvendo temas como a sustentabilidade são fundamentais para os estudantes. “Essa nova geração precisa ser incentivada a pesquisar, a trocar ideias e a participar de fóruns como esse. Assim, você faz com que a juventude compartilhe o conhecimento com a família”, ressaltou.

O presidente da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, Celso Cunha, defendeu mudanças no comportamento da população. “É importante haver uma transformação no forma como se enxerga o destino do planeta. Todos têm que dar exemplos. Aqui, a água que utilizamos é a água das chuvas”, ressalvou. O evento, que continuará nesta quarta-feira (13/06), é uma pareceria do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, da Alerj, com a Rede de Tecnologia do Estado do Rio (Redetec) e com o Centro de Expertise da Universidade das Nações Unidas (UNU).

Também participaram da abertura do seminário o presidente da Associação Brasileira de Educação (ABE), João Pessoa de Albuquerque; o chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio, Roberto Boclin; o presidente do Ciee-RJ, Arnaldo Niskier; o presidente da Redetec, Paulo Alcântara; o diretor da Redetec, Tito Ryff; e o presidente do Sebrae-RJ, Jésus Mendes Costa.

(Texto de Vanessa Schumacker)