Mapa das atividades esportivas no Estado é lançado pelo Fórum

“Podemos agora traçar políticas públicas nessa área sabendo o que cada município demanda”, afirmou a secretária estadual de esportes, Márcia Lins, nesta quarta-feira, 06/06, durante o lançamento do Caderno de Esportes. A publicação é fruto de uma parceria entre o Fórum e a UERJ.
“Já temos um estudo para entender o esporte no estado. Podemos agora traçar políticas públicas nessa área sabendo o que cada município demanda e o que o Rio de Janeiro, como um todo, precisa”, afirmou a secretária estadual de esportes, Márcia Lins, nesta quarta-feira, 06/06, durante o lançamento do Caderno de Esportes. A publicação é fruto de uma parceria entre o Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado e a Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na primeira parte do Caderno de Esportes, o professor da FGV, Lucio Macedo, analisa as dimensões do esporte. Partindo de um exemplo concreto, as Olimpíadas da Baixada, o professor mostra como o esporte pode envolver empresas locais, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, as escolas, os prefeitos e mobilizar toda a cidade.
“Fazer com que o esporte seja um promotor de valores é um papel de todos. Temos que começar a utilizar um valor do esporte, o de trabalhar em conjunto. Temos que nos unir”, disse o secretário de esportes de Petrópolis, Carlos Alberto Mancetta.
Para o deputado Paulo Melo, presidente da Alerj e do Fórum é importante transformar os municípios em centros de expertise desenvolvendo não só o esporte, mas também, a economia local. “Araruama já é conhecida pela ginástica rítmica de qualidade. Saquarema como a capital mundial do surf. Temos que entender o esporte como uma perspectiva de futuro”.
Na segunda parte do caderno, o Mapa dos Desportos do Rio de Janeiro, produzido a partir de uma pesquisa coordenada pelo professor Gláucio Marafon, do Núcleo de Estudo de Geografia Fluminense (NEGEF/UERJ). O mapa apresenta as atividades esportivas predominantes em cada um dos 92 municípios fluminenses. O estudo também identifica algumas características do estado do Rio, que apontam para a necessidade de de articular os municípios, principalmente os menores, na realização de eventos e captação de recursos.
Para o subsecretário de esportes e eventos da secretaria estadual de esportes, Nilo Felix, a principal função do documento é subsidiar os municípios de informação e sugerir diretrizes. “Muitas vezes nada é feito no esporte porque ninguém sabe o que já existe e o que falta. Com esse caderno, cada prefeitura vai conseguir estabelecer metas de acordo com a realidade”, declarou.
Na parte final do caderno, é sugerida uma lista de metas e ações esperadas para fazer do Esporte uma ferramenta de promoção do desenvolvimento socioeconômico da população. Dentre as metas, estão a garantia de um orçamento mínimo a ser aplicado na promoção de atividades esportivas, a integração das vocações esportivas com os circuitos turísticos, de forma a gerar oferta pelas cidades de pacotes que incluam a atividade esportiva; formação profissional na área de captação de recursos.
“São metas bastante claras, um passo a passo para orientar a ação”, explica a secretária geral do Fórum, Geiza Rocha.
A sub-reitora de extensão e cultura da UERJ, Regina Henriquez, explicou como o estudo foi feito. “O caderno não foi elaborado aleatoriamente. Pesquisadores mapearam a fundo as atividades esportivas no Rio de Janeiro. A partir destes dados, se estudou o que cada município poderá fazer para alavancar o esporte”, disse.
Para a secretária Márcia Lins o Caderno de Esportes não poderia ter sido lançado em momento melhor. “O esporte é a política pública mais transversal que existe. Ele pode ter função de melhorar e garantir a saúde da população, de desenvolver a economia e até de transformar o social. Esse estudo vai garantir um legado inatingível para os eventos esportivos que vão acontecer no Rio”, afirmou.
O Caderno de Esportes vai ser distribuído para as prefeituras e secretarias municipais de esporte e pode ser baixado aqui.