Fórum na Rio + 20: Evento debaterá papel estratégico da Educação e da Inovação

Como preparar as futuras gerações para promover a inovação com sustentabilidade, trabalhar e garantir energia, água e alimentos? É para responder a estes desafios, nos dias 12 e 13 de junho vai acontecer o seminário “Educação e Inovação nas sociedades sustentáveis".

Como preparar as futuras gerações para promover a inovação com sustentabilidade, trabalhar e garantir energia, água e alimentos? É para responder a estes desafios que o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, a Rede de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (Redetec) e o Centro de Expertise da Universidade das Nações Unidas (UNU) promovem nos dias 12 e 13 de junho o seminário “Educação e Inovação nas sociedades sustentáveis”, no Planetário da Gávea, auditório Sérgio Menge, das 9h às 18h. “A Educação é a base do Desenvolvimento Sustentável. Sem ela, dificilmente avançaremos. Temos o desafio de crescer com sustentabilidade, incluindo os cidadãos e melhorando a qualidade de vida da população. E isso demanda ações concretas”, afirma o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Paulo Melo, que participará da abertura do evento.

Segundo o presidente da Redetec e coordenador do Centro de Expertise da UNU, Paulo Alcântara Gomes, este evento tem como objetivo contribuir para o debate e a reflexão sobre mudanças estruturantes que terão que ocorrer na Educação média e na superior para dar conta do desafio de construir sociedades sustentáveis em que a economia verde e a inovação caminhem lado a lado. “Nossa intenção é deixar um legado. O Centro de Expertise da Universidade das Nações Unidas, que terá sua sede aqui no Rio é um destes legados”, explica.

Participarão do evento o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia; o ex-reitor da Universidade das Nações Unidas e vice-presidente do Clube de Roma, Heitor Gurgulino; diretor superintendente do SEBRAE-RJ, Cezar Vasquez; o presidente da Light, Jerson Kelman, e o presidente do CIEE-RJ, Arnaldo Niskier. No dia 12 de junho está prevista para as 17h30, no mesmo local, a entrega do prêmio Aurélio Peccei ao professor engenheiro Miguel Angel Yadarola, e ao presidente do Ibam, Sérgio Magalhães.

A programação completa pode ser acessada aqui

O Planetário da Gávea fica na Rua Vice governador Rubens Berardo, 100, Gávea. As inscrições são gratuitas. Mais informações Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..