Rio em Foco apresenta oportunidades na área do Turismo de Aventura

O Rio em Foco desta segunda (04/06) debate as oportunidades do turismo de aventura no estado. Foram entrevistados o coordenador da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura e a coordenadora de Desenvolvimento Comercial e Turismo do Sebrae.

Pesquisa realizada por empresas alemãs identificou o segmento do Turismo de Aventura como um dos principais interesses dos turistas que vêm para a Copa e Olimpíadas. O Rio em Foco desta segunda-feira (04/06), que vai ao ar às 22h no Canal 12 da NET, mostra como as empresas de turismo do estado do Rio estão se preparando para atender a esta demanda e se articulando para oferecer mais segurança aos turistas. "Conseguimos nos unir e em parceria com o Ministério do Turismo e com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) desenvolvemos um conjunto de normas para regulamentar o setor", explica o coordenador da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) no Rio de Janeiro, Gabriel Werneck.

O programa apresenta também as ações que de capacitação que estão sendo empreendidas pelo Sebrae-RJ em parceria com o Ministério do Turismo e da Abeta para estruturar roteiros integrando o Turismo de Aventura e a gastronomia e hotelaria locais. O primeiro local escolhido foi o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. "Mobilizamos neste projeto 22 empresas do setor e vamos a partir dele construir um modelo e uma cartilha de estudo de caso para disseminar a experiência", explica Marisa Freitas, do Sebrae-RJ.

Apresentado pela jornalista Geiza Rocha, o Rio em Foco tem reprises no sábado (09/06) às 17h, e domingo (10/06) às 20h. Abaixo, a relação dos demais canais a cabo onde a TV Alerj é transmitida e as orientações para sintonizar pela parabólica:

Niterói - 03

Nova Friburgo - 97

Teresópolis – 41

Três Rios – 96

Volta Redonda – 13

Angra dos Reis – 14

Barra Mansa – 96

Cabo Frio – 34

Campos dos Goytacazes – 10

Itaperuna – 99

Macaé – 10

Petrópolis – 95

Resende – 96

São Gonçalo – 12

Paty do Alferes – 96

Informação para recepção via parabólica: - Satélite Brasilsat - B4 at 84° W - Taxa de Símbolos = 3,0 MSps - Frequência Banda-C = 3816,0 MHz - FEC = 3/4 - Frequência Banda-L = 1334,0 MHz - Polarização= Horizontal