Fórum lança mapa das atividades esportivas nos 92 municípios do Rio

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico lança nesta quarta-feira (06/06), das 15h às 16h30, o "Caderno de Esportes do Estado - Passaporte para a geração de atletas e promoção do desenvolvimento". O evento será no Palácio Tiradentes, Centro do Rio.

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico lança nesta quarta-feira (06/06), das 15h às 16h30, o "Caderno de Esportes do Estado - Passaporte para a geração de atletas e promoção do desenvolvimento". O evento será no Saguão Getúlio Vargas, Palácio Tiradentes, Centro do Rio. 

Editado pela Eduerj, o documento mapeia as atividades esportivas predominantes nos 92 municípios do estado e sugere aos gestores públicos e legisladores metas e ações que contribuam para alavancar o Esporte a um papel de promotor do desenvolvimento socioeconomico local. As características predominantes de cada cidade estão detalhadas no Mapa dos Esportes, elaborado pelo Nucleo de Estudo de Geografia Fluminense (Negef/Uerj). O levantamento realizado aponta para três características do estado: a primeira é que a distribuição dos desportos é bastante diversificada, não transparecendo qualquer unidade regional em torno das práticas desenvolvidas Outra, é a confirmação da realidade municipal expandida e consolidada dos pequenos municípios, com até 20 mil habitantes, que aponta para a importância das parcerias para a realização de eventos, e, por último, a necessidade de investir na melhoria dos equipamentos e instalações esportivas", ressalta o professor Glaucio Marafon, que coordenou o trabalho. "O grupo já havia, no Caderno de Turismo, identificado as vocações turísticas das cidades e agora se debruçou na análise do esporte, reconhecendo o seu papel no desenvolvimento social. A publicação orienta gestores e legisladores a partir de metas e resultados esperados para potencializar as vocações esportivas das cidades. Nosso objetivo, ao difundi-lo, é transformá-lo num instrumento de trabalho, com indicação de caminhos e ações, que tenham como norte a melhoria das condições de vida dos fluminenses”, disse o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Paulo Melo. 

O trabalho nasceu de uma parceria da Uerj (que realizou o levantamento em todo o estado) e da Alerj, através da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum de Desenvolvimento do Estado.“Um dos compromissos da Rio 2016 é o desenvolvimento do "olimpismo", isto é, dos valores sociais, morais e educacionais que as Olimpíadas trazem, que são a superação, o trabalho em equipe, a realização coletiva, grandes ferramentas de educação. Temos que vislumbrar este cenário e pensar de que forma trazer estes princípios para as nossas realidades locais. Temos eventos intermunicipais interessantes, mas ainda há muito espaço para potencializá-los”, sugere o professor Lucio Macedo, que fez a apresentação do estudo.