Governo elabora projeto para retomar a governança da Região Metropolitana do estado

Um comitê estratégico formado por dez secretarias estaduais está trabalhando para elaborar um documento de referência para o desenvolvimento da governança na região metropolitana do estado. O documento vai ser construído a partir da série "Diálogos Metropolitanos".

Um comitê estratégico formado por dez secretarias estaduais está trabalhando para elaborar um documento de referência para o desenvolvimento da governança na região metropolitana do estado. O documento vai ser construído a partir da série "Diálogos Metropolitanos", reuniões que serão realizadas ao longo do ano em conjunto com a UERJ e entidades da sociedade civil organizada para debater o modelo ideal de gestão.

"O Banco Mundial fez um empréstimo no valor de 485 milhões para o desenvolvimento de políticas e o foco de nosso trabalho está na Região Metropolitana. Nossa meta é apresentar até o fim deste ano um termo de referência para a elaboração de um plano com diretrizes estratégicas para o desenvolvimento harmônico e sustentável  da região metropolitana e a proposta de um sistema que retome a governança desta região", informou o subsecretário de Urbanismo, Vicente Loureiro, da Secretaria Estadual de Obras, durante a reunião da Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado, realizado nesta sexta-feira (25/05).

A série de diálogos, que teve início no ano passado com o seminário Riometrópole, será retomada no próximo dia 31 de maio, a partir das 9h, no auditório da Secretaria Estadual de Fazenda, no 20º andar. Na ocasião especialistas brasileiros e estrangeiros falarão sobre a modelagem de territórios metropolitanos e sua relação com a mobilidade. Já estão agendados ainda eventos para julho e agosto. Em julho, o tema será "Onde mora o emprego?" e em agosto, em parceria com o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, será debatida uma legislação que possa dar suporte a esta governança. "Em Brasília está em debate o Estatuto da Metrópole, e a nossa proposta é contribuir com esta discussão a partir deste evento", afirmou Loureiro.