Jogo virtual debate temas discutidos na Rio+20

Desenvolvido pela Firjan, o projeto Heróis do Futuro incentiva jovens e estudantes a discutirem assuntos relacionados à Rio+20 como reciclagem e e saneamento. Viagens e tablets são alguns dos prêmios que as equipes podem ganhar.

Um jogo virtual educativo desenvolvido pela Firjan pretende sensibilizar jovens e estudantes  para os temas debatidos na Rio + 20. O projeto Heróis do Futuro já tem a adesão de 385 escolas da rede pública e particular e é composto por um filme educacional em 3D e um jogo virtual sobre temas como desenvolvimento sustentável e economia verde.

O filme em 3D, tecnologia inédita na área de educação no Brasil, conta a história de quatro amigos, Duda, Sofia, Dedé e Bia, que se unem para mudar a rotina de uma vila de moradores do Rio, incentivando a vizinhança a tomar atitudes sustentáveis como economizar água e reciclar o lixo.

O jogo é dividido em duas etapas e deve ser jogado por equipes de dois a cinco participantes, incluindo um líder. A primeira etapa, que vai até o dia 27 de maio, tem quatro fases: Resíduos, Saneamento, Transporte e Poluição. Cada fase tem um jogo, um quiz e um desafio.

O projeto tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação do Rio e é dividido em duas partes: uma presencial e outra online. A presencial tem visitas de monitores capacitados às escolas. para projetar o filme.  No site www.heroisdofuturo.com.br os alunos encontram informações e vídeos sobre os temas abordados, pesquisas, links e o jogo em formato de concurso cultural com premiação.

No fim da primeira etapa, os grupos que tiverem atingido 10.600 pontos estarão automaticamente classificados para a segunda etapa, que vai de 28 de maio até 10 de junho. Nesse estágio, a pontuação zera e cada equipe terá que construir e defender uma cidade sustentável. Ganha o concurso quem fizer mais pontos.

O jogo virtual conta com três categorias: 'Livre', aberta a qualquer pessoa com 10 anos ou mais; 'Escolar Rio', voltada para alunos jovens e adultos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipal e particular do Rio, além de estudantes da rede SESI e SENAI; e 'Escolar São Paulo', para alunos da rede SESI/SENAI.

Tanto na categoria 'Escolar' como na 'Livre', o primeiro lugar geral ganha um iPad2 mais uma viagem para Fernando de Noronha com direito a um acompanhante. O segundo lugar recebe um iPad2.

O primeiro lugar de cada subcategoria escolar (pública, particular e SESI/SENAI) levará para casa um Playstation 3. A premiação é para cada um dos membros da equipe, o professor tutor e o diretor da escola premiada. Além disso, as escolas das equipes vencedoras vão ganhar um kit lousa digital com notebook e projetor.

www.heroisdofuturo.com.br

www.facebook.com/heroisdofuturo