Sinalização e limpeza urbana foram fatores apresentados pela Federação do Comércio do Rio (Fecomércio-RJ) nesta quarta-feira (25/04), durante audiência publica da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), como principais mudanças que podem ajudar no desenvolvimento do setor. Os dados constam de uma pesquisa da entidade, realizada em todo o estado. Presidente da comissão, a deputada Myrian Rios afirmou que o colegiado vai trabalhar para que as indicações presentes no estudo sejam concretizadas. “Vamos lutar para melhorar a informação turística, a sinalização urbana e a formação dos profissionais que atuam no setor, inclusive buscando apresentar projetos de lei neste sentido”, afirmou.
Panorama turístico (Fecomércio) - Audiência da Comissão de Turismo
Economista da Fecomércio-RJ e um dos responsáveis pelos dados, Marcelo Nicoll explicou que uma das partes do estudo consistiu na realização de uma pesquisa com as operadoras de turismo que vendem pacotes para o Rio de Janeiro. Nesta pesquisa, a receptividade da população e a preservação do meio ambiente foram apontados como principais atrativos aos turistas, enquanto limpeza urbana, transporte e sinalização ficaram com as piores notas. “É claro que as grandes intervenções são necessárias, mas isso mostra que pequenas coisas, como a colocação de placas informativas para turistas, fazem uma grande diferença”, explicou. Segundo Nicoll, estes são fatores fundamentais para que o turista volte a visitar o estado e indique a viagem a amigos em seus locais de origem.
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“É necessário construir políticas públicas voltadas para o turismo. O Rio de Janeiro precisa ousar para podermos oferecer um serviço turístico de mais qualidade”, analisou o deputado Janio Mendes (PDT), membro da Comissão de Turismo da Alerj
Segundo a secretária-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, Geiza Rocha, a pesquisa reforça alguns pontos abordados no Caderno de Turismo (HIPERLINK), publicação do Fórum em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a própria Fecomercio-RJ. “Essa pesquisa nos ajuda a pensar e confirmar algumas questões que já tínhamos adiantado em 2010, como a necessidade de articulação entre os municípios”, destacou.