Câmara Setorial irá discutir potenciais do estado para negócios internacionais

Aproveitar a visibilidade que o Rio de Janeiro está ganhando ao sediar uma série de eventos internacionais para potencializar o comércio e os serviços no estado. É este o objetivo da Câmara Setorial de Negócios Internacionais do Fórum de Desenvolvimento do Rio, que ao mudar de nome foi ampliada e aberta a novos representantes.

Aproveitar a visibilidade que o Rio de Janeiro está ganhando ao sediar uma série de eventos internacionais para potencializar o comércio e os serviços no estado. É este o objetivo da Câmara Setorial de Negócios Internacionais do Fórum de Desenvolvimento do Rio, que ao mudar de nome foi ampliada e aberta a representantes da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), do Banco do Brasil e dos Correios. "Esta mudança tem como objetivo ampliar o escopo da câmara, permitindo que possamos incluir o Legislativo no debate sobre o ambiente de negócios do estado e as formas de torná-lo mais competitivo", ressalta a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.


Dentre os temas que pautarão as próximas reuniões estão o estímulo à licitação internacional como forma de formar mão de obra local; a necessidade de o estado estabelecer convênio para a utilização do drawback (suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado), e a questão da utilização dos créditos de ICMS. "Ganhamos com a mudança de nome de Comércio Exterior para Negócios Internacionais a possibilidade de focar em temas como o petróleo, por exemplo, ou a questão dos acessos a portos e aeroportos", resumiu a secretária-geral. Na próxima reunião, marcada para o dia 3 de maio, o grupo irá convidar especialistas para palestrar sobre os potenciais da licitação internacional para o desenvolvimento local e a transferência de tecnologia.