Especialistas avaliam potencial do mercado do luxo no Rio de Janeiro

Com a visibilidade internacional conquistada nos últimos anos, o Rio de Janeiro passou a ser destino de centenas de celebridades e de turistas com alto padrão, interessado em desfrutar as belezas naturais com muito conforto. O Rio em Foco de segunda-feira (15/11) debaterá o potencial deste mercado, voltado a consumidores de alto padrão.

Com a visibilidade internacional conquistada nos últimos anos, o Rio de Janeiro passou a ser destino de centenas de celebridades e de turistas com alto padrão, interessado em desfrutar as belezas naturais com muito conforto. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo de luxo representa 3% do fluxo turístico mundial, esse percentual representa 18% da receita do turismo mundial. Para debater o potencial deste mercado, voltado a consumidores de alto padrão, o programa Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (15/11), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET) reuniu especialistas.

Segundo o sócio do Grupo Monteiro Drummond de Ensino, Jaime Drummond, o setor de serviços é o grande desafio do Rio de Janeiro, já que não existe referência do que é serviço de luxo. "Esse é o grande momento para o Brasil deixar o preconceito de fato, e, assumir que precisamos trazer modelos internacionais para o país. Por que não trazer de fora o que há de excelência nos serviços de luxo?”, questiona.

No Brasil, o mundo da moda lidera o mercado de luxo, representando 27% das empresas de luxo. Já no estado do Rio, o mercado de jóias ganha maior evidência, agregando cem empresas produtoras, cerca de mil lojas, 20 mil empregos diretos, resultando em um movimento de US$ 40 milhões por ano.  De acordo com o estilista Felipe Eiras, o valor da marca é diretamente relacionado ao meio social no qual o indivíduo vive. "Vestindo uma determinada marca, ele se distingue dos outros. Os consumidores estão interessados na embalagem social que vem agregada ao produto. Por trás do desejo de compra de um produto de luxo, existe uma vontade de se diferenciar do outro”, finaliza.

O Rio de Janeiro atrai o turista estrangeiro de classe alta não somente por suas belezas naturais, mas pelo chamado lifestyle carioca. ”Empresários de várias partes do mundo estão vindo para o Rio para comprar um apartamento em frente à praia. Com os megaeventos, o Rio de Janeiro receberá mais investimentos, principalmente com a vinda do alto padrão aquisitivo”, explica Drummond.

Para ele, um fator preocupante é a inexistência de serviços para receber esse tipo de turista que está disposto a pagar mais por um serviço sofisticado, “Com o volume de turistas esperado para os megaeventos no Rio, nós não temos, por exemplo, uma fila mais rápida para classe executiva e de primeira classe no aeroporto Galeão. A experiência de chegada no Rio precisa ser revista, melhorar a qualidade do serviço prestado”, avalia Drummond.

Com a ascensão das classes C e D, há uma democratização do consumo no Brasil hoje, o que estimula o consumo de marcas e, em alguns casos, serviços de luxo. “Hoje vemos que a situação econômica brasileira está favorável, há oferta de mais empregos. Dessa forma, o consumo de luxo é visto como um momento de autogratificação, o indivíduo se permite gastar um pouco mais”, diz o professor e coordenador do curso de pós-graduação da ESPM, Eduardo Halpern.

Para os que perderem a exibição, o programa fica disponível no site http://www.rioemfoco.rj.gov.br/ a partir de terça-feira (16/11). Na TV Alerj, o programa tem reprises aos sábados, às 17h, e domingos, às 20h.

Veja em que canais a TV Alerj é exibida no estado:


NITERÓI (03)

NOVA FRIBURGO (97)

RIO DE JANEIRO (12)

TERESÓPOLIS (41)

TRÊS RIOS (96)

VOLTA REDONDA (13)

ANGRA dos REIS (14)

BARRA MANSA (96)

CABO FRIO (34)

CAMPOS DOS GOYTACAZES (10)

ITAPERUNA (99)

MACAÉ (10)

PETRÓPOLIS (95)

RESENDE (96)

SÃO GONÇALO (12)

PATY DOS ALFERES (96)

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