Fórum apresenta proposta da Rede de Educação Continuada em congresso

Segundo a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, recurso permitirá aprimorar a qualificação profissional no Estado do Rio de Janeiro com impactos no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida, além de dotar o Estado de profissionais de nível técnico qualificados para atender a todas as suas regiões. Saiba mais.

A secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, jornalista Geiza Rocha, convidou nesta segunda-feira (16/08) os debatedores e os presentes no painel Reflexões: "Educação do trabalhador: soluções, ações e perspectivas" para participar dos debates em torno da proposta de criação da Rede de Educação Profissional e Tecnológica Continuada do Estado do Rio de Janeiro. O convite foi feito durante o I Congresso Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa (Conitec 2010), que reuniu profissionais da área de Educação e de recursos humanos das empresas para debater o futuro do mundo do trabalho.

O painel, mediado pela secretária-geral, abordou a educação corporativa e os novos métodos de ensino tendo o desenvolvimento profissional como centro das atenções e as redes sociais como suporte. De acordo com Maísa Pieroni Lima, da Universidade Corporativa (Unise) do Serpro, os recursos tecnológicos ligados à educação devem ser utilizados com foco na sociedade. "É preciso pensar no uso da tecnologia para aproximar o cidadão, não para afastar", afirma.

Para Eleonora Jorge Ricardo,  presidente da Associação Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa (Anitec), o ensino aliado à tecnologia deve focar todos os níveis de escolaridade. "Quando a gente pensa na educação corporativa, geralmente olhamos apenas o profissional de nível superior, mas temos de ir muito além disso. A base também é importante. Quando uma pessoa não sabe ler ou escrever, ela não tem domínio sobre a sua profissão e se perde dentro da sua própria organização e dentro da própria sociedade. Então temos que pensar que educação é essa que desejamos para nossos trabalhadores", observou Eleonora.

Também participaram do painel Luis Roberto Arruda, gerente de educação profissional da Firjan, e Bianca Resende Moreira, gerente de treinamento do supermercado Prezunic.

SOBRE A PROPOSTA DA REDE

De acordo com a secretária-geral, a proposta da Rede surgiu durante os debates travados na Câmara Setorial de Serviços Públicos do Fórum. "Ela permitirá, principalmente, aprimorar a qualificação profissional no Estado do Rio de Janeiro com impactos no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida. Também fazem parte dos objetivos dotar o Estado de profissionais de nível técnico qualificados para atender a todas as suas regiões, contemplando inclusive o processo de interiorização das atividades produtivas.", explicou Geiza Rocha. No dia 25 de agosto, às 10h, será realizada a primeira reunião do grupo de trabalho para a formação da rede na Reitoria da Uerj (Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã).

SERVIÇO:

1ª Reunião do Grupo de Trabalho
Data: 25 de agosto
Horário: 10h às 12h
Local: Reitoria da Uerj
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã