Representante do Comitê Gestor Rio Expoint fala sobre próximos passos

Na reunião da Câmara Setorial de Comércio Exterior, André Wanick, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico irá falar sobre os próximos passos do comitê, responsável pelo projeto Primeira Exportação, a partir da assinatura do acordo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

No dia 22 de junho, às 10h, superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado (Sedeis) e um dos coordenadores do Comitê Rio Expoint, André Wanick, participará da reunião da Câmara Setorial de Comércio Exterior do Fórum de Desenvolvimento do Rio, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro ACRJ. O grupo pretende conhecer os próximos passos do Comitê Gestor. No último dia 28 de maio, a Secretaria de Desenvolvimento assinou um acordo de cooperação com o Ministério Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O comitê tem como principal foco gerenciar ações do projeto Primeira Exportação, que capacita micro e pequenas empresas para o comércio exterior. Inicialmente 15 empresas se candidataram ao projeto (nove formam o primeiro pelotão de companhias que possivelmente ganharão o apoio. As seis restantes se inscreveram depois, mas já estão sendo consideradas no processo). O grupo é formado pela Sedeis, MDIC, CEF, Casa Civil/SSRI, Correios, INT, Sebrae/RJ, Firjan, Unesa, Alerj, Redetec, BB, PUC/RIO e UCP. Juntas, estas entidades oferecem uma gama de ferramentas de apoio para empresários que desejam exportar, mas não sabem por onde começar.