Poder público vai negociar com empresas, rever incentivos fiscais e investir em obras do PAC

Alerj e governo do estado empreendem ações conjuntas para reverter efeitos da crise na indústria fluminense

A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e o governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, anunciaram nesta quarta-feira (04/03) que vão unir forças e empreender ações conjuntas para recuperar a indústria do estado, principalmente na região sul fluminense, uma das mais impactadas pela crise internacional. As atividades incluem novas rodadas de negociações com grandes empresas para evitar demissões, revisão tributária para pôr fim a assimetrias de competitividade entre municípios e aumentar o ritmo das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O anúncio foi feito pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), durante encontro do Fórum de Desenvolvimento do Rio, que reuniu os prefeitos dos municípios do Sul Fluminense, parlamentares e representantes do governo estadual para debater saídas para a crise econômica. Desde setembro, com o agravamento da crise global, pelo menos 1.800 pessoas já perderam o emprego na região, que tem 850 mil habitantes e PIB de R$ 17 bilhões.

“Períodos de crise e de dificuldade são o momento de alinhar esforços e empreender mudanças cujos resultados vão permitir aproveitar as oportunidades quando a turbulência arrefecer. Sou otimista e acredito que a crise vai passar, mas não estamos imunes. É preciso ser austero e trabalhar em conjunto”, explicou o deputado, lembrando que manutenção do emprego do trabalhador e a garantia da sobrevivência das empresas devem ser pensadas em conjunto.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, presente à reunião, lembrou que a região Sul Fluminense é a que tem mais concentração de empresas de transformação, notadamente nos segmentos automotivo e de siderurgia, os mais afetados pela crise em virtude da desaceleração econômica, queda nos preços das comoditties internacionais e retração do crédito. “Estávamos justamente na fase de conseguir atrair empresas fornecedoras da cadeia produtiva automobilística quando veio a crise”, explica o secretário.

Participaram do encontro os prefeitos de 14 municípios do sul fluminense (Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Manda, Itatiaia, Piraí, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda), os deputados Edson Albertassi (PMDB), Rodrigo Neves (PT), Luiz Paulo (PSDB), Paulo Melo (PMDB), Noel de Carvalho (PMDB) e Nelson Gonçalves (PMDB). Dentre as entidades que compõem o Fórum, estiveram presentes o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen; o presidente da ACRJ, Olavo Monteiro de Carvalho; o presidente do Sebrae-RJ e da Faerj, Rodolfo Tavares, o presidente da Adesg, Pedro Ernesto Mariano de Azevedo, o diretor superintendente da Câmara Americana de Comércio, Ricardo Mayer de Albuquerque; o diretor superintendente do Sebrae, Sergio Malta; o vice-presidente da SNA, Antonio Mello Alvarenga, o diretor de mobilidade urbana da Fetranspor, Arthur Cesar de Menezes; a professora de direito ambiental da PUC-Rio, Danielle de Andrade; a assessora parlamentar da Fecomercio, Laura Suarez. Além do secretário Julio Bueno, da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Economico vieram Mauricio Chacur, presidente da Invest Rio; Fernando Costa Barros, diretor-superintendente da Codin; Renata Cavalcanti e Dulce Ângela, subsecretárias de desenvolvimento econômico do estado e o economista Luiz Octavio Casarin, assessor.