CSN suspende demissões e negocia estabilidade temporária

Reunião para discutir os efeitos da crise no estado reverte tendência de corte de pessoal na região Sul Fluminense

Depois das muitas demissões ocorridas em dezembro e janeiro, resultado direto da queda na produção no último trimestre de 2008, as empresas da região Sul Fluminense suspenderam os cortes e acenam com outras medidas para reduzir os custos.

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que havia fechado 1200 postos de trabalho entre outubro e fevereiro, decidiu não levar adiante outros cortes anunciados. Em vez disso, está negociando com os funcionários estabilidade de um ano e extinção de alguns benefícios, como jornada de trabalho reduzida, para compensar a redução no volume de negócios provocada pela crise.

A decisão é resultado da reunião promovida na Alerj pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Rio para discutir os efeitos da crise econômica na região. O evento reuniu prefeitos dos municípios da região Sul Fluminense, deputados e a equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento.

Durante a reunião na Alerj, as demissões na CSN foram um dos temas mais debatidos. Os deputados estaduais decidiram pela  criação de uma frente de trabalho e levaram o tema para  o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, em Brasília.