Presidente da Petrobras anuncia US$ 28 bilhões em investimentos para 2009

Gabrielli apresentou Plano de Negócios da empresa para o período de 2009 a 2013 em palestra na Alerj

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, apresentou no dia 01/04/09, no plenário da Assembleia Legislativa do Rio, o Plano de Negócios da empresa para o período de 2009 a 2013. O destaque ficou por conta do volume de investimentos em novos projetos, que totaliza US$ 28 bilhões somente para 2009. Pelo menos US$ 10 bilhões já estão garantidos pela geração de caixa da empresa. O restante deve ser captado no mercado.

Gabrielli enfatizou a participação da empresa no Rio de Janeiro, estado que abriga 80% das reservas já descobertas pela Petrobras no Brasil, além de responder por 83% da produção média nacional de petróleo. Gabrielli citou as ações que estão sendo feitas para modernizar e ampliar a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), além dos recursos para a implantação do Complexo Petroquímico do Rio, o Comperj, projetos que deverão criar 43 mil novos postos de trabalho.

“Grande parte destes investimentos da Petrobras é referente a ações de desenvolvimento de descobertas na chamada camada do pré-sal. Nisso sabemos da importância que terão as reservas existentes no Rio”, garantiu Gabrielli.

A palestra de Gabrielli foi realizada durante o Expediente Inicial e foi uma iniciativa do Fórum de Desenvolvimento do Rio. Estiveram presentes representantes das entidades que compõem o Fórum, prefeitos, secretários municipais de desenvolvimento e presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios fluminenses, além acadêmicos e alunos de cursos de graduação e pós-graduação relacionados à área de petróleo.

Picciani: Alerj pode ser grande articulador para trazer investimentos

O Parlamento poderá ser um grande articulador para trazer investimentos para o estado do Rio de Janeiro. A opinião é do presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), que presidiu o Expediente Inicial que teve como convidado o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli. Depois da palestra de Gabrielli e do anúncio de investimentos da ordem de US$ 28 milhões, Picciani disse acreditar que a necessidade da exportação e da compra de equipamentos poderá fazer com que o Poder Executivo necessite de “leis específicas de exoneração” para a aquisição de máquinas e bens de capital.

“A Alerj vai proceder como sempre procedeu nestes casos, com agilidade e buscando atender a demanda, pois entendemos que este é um fator de desenvolvimento positivo para o Rio de Janeiro”, declarou. O parlamentar, que também preside o Fórum de Desenvolvimento do Rio, responsável pela organização do evento, fez questão de salientar que estes investimentos farão com que o Rio “siga um caminho que permitirá fugirmos da crise para distribuirmos melhor a renda e diminuirmos as desigualdades sociais”.

Prefeita de Campos defende implantação de refinaria no norte do estado

A presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) e prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, participou do evento e defendeu a instalação de uma refinaria da Petrobras no norte do estado.

“O que queremos é realizar ações conjuntas entre municípios, Petrobras e Agência Nacional de Petróleo (ANP)”, garantiu Rosinha.

Durante a palestra, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, informou que a empresa pretende instalar mais cinco refinarias no Brasil nos próximos anos, para suprir demanda não atendida. Ele não informou, no entanto, a possível localização das novas instalações.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br/images/eeventos/galerias/2009/petrobras

Leia a transcrição completa do evento
Baixe as apresentações dos palestrantes
Acompanhe a repercussão do evento na imprensa