Os membros da Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável estiveram reunidos nesta quinta-feira (11/09) e decidiram dar prosseguimento ao debate sobre o conceito de sustentabilidade, com enfoque no estado do Rio. A ideia é explorar o tema para além dos pilhares econômico, social e ambiental.
Em abri deste ano, o grupo iniciou a discussão sobre a multidisciplinaridade da sustentabilidade durante uma apresentação feita pelo diretor-presidente do ICT Sustentável, Marcelo Marujo.
“A sustentabilidade precisa ser uma questão necessária e simultaneamente política, social, econômica, ambiental e cultural. Estamos falando de um pensar para agir de forma sustentável [...] Precisamos entender que cada vez mais, o local pode sim contribuir para se pensar globalmente [...] e essa forma de pensar está relacionada a retomada do estado do Rio ao patamar em que sempre esteve, como orientador cultural do Brasil, econômico, que vem se perdendo com muita força nisso”, afirmou o Marujo.
A partir desta reflexão, os presentes decidiram construir um painel sobre a temática, convidando todas as oito Câmaras Setoriais do Fórum.
“Acredito que a questão principal seja como integrar essa relação de forma harmoniosa, mostrar o quanto a sustentabilidade é interdisciplinar e permeia todas as Câmaras, pensando de forma mais abrangente e favorecendo o desenvolvimento todas delas”, complementou Marcelo.
O subdiretor-geral do Fórum, Frederico Lima, ainda compartilhou com o grupo que está articulando outro painel em conjunto que abordará o projeto Rio AI City, que pretende transformar o Rio de Janeiro no maior hub de data centers da América Latina e em um dos dez maiores do mundo. O encontro contará com a participação da secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Tatiana Roque.
Para saber mais, assista à reunião na íntegra no Canal do Fórum no YouTube