Está chegando a hora dos queijos fluminenses

A Câmara de Agronegócios do Fórum de Desenvolvimento do Rio debaterá, no próximo dia 18 de setembro, a regulamentação da produção de queijos artesanais no Rio. O deputado Luiz Paulo (PSDB) apresentará o Projeto de Lei 893/2019, de autoria dele, que dispõe sobre a produção e comercialização desta variedade de laticínio. O encontro será realizado de 10h às 12h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade, dando continuidade aos debates que o Fórum vem promovendo desde outubro do ano passado sobre o Selo Arte, que permitirá a venda dos produtos artesanais de origem animal produzidos no Rio de Janeiro para todo território nacional.

O Selo Arte é uma espécie de passaporte para que produtos artesanais de origem animal possam ser comercializados em qualquer estado do Brasil. Para ser considerado artesanal, um produto precisa observar características de regionalidade e de forma de produção que a maioria dos produtos feitos no Rio de Janeiro não possui.  A solução é fortalecer os serviços de inspeção, que no estado ainda são bastante precários, aderindo ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

O consumo de queijos no Brasil é de 5,5 quilos por habitante ao ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Queijos. É metade do consumo da Argentina, onde a média é de 11,5 quilos por habitante ao ano. França e Grécia se alternam na liderança mundial do ranking de consumo com médias de 20 quilos de queijo por habitante ao ano.

Luiz Paulo justifica que a nova lei irá inserir a política de valorização da produção de queijos artesanais do Rio de Janeiro. Além disso, irá de incentivar e sensibilizar os produtores rurais, estabelecer diretrizes para a produção artesanal, promover o desenvolvimento das regiões produtoras e gerar renda no meio rural e garantir a segurança alimentar da população. A proposição teve como base a Lei 23.157 de 18 de dezembro de 2018, do Estado de Minas Gerais. "A nova lei que estamos propondo insere a política de valorização da produção de queijos artesanais do Rio de Janeiro, que representa um importante componente da expressão cultural fluminense e de desenvolvimento econômico regional", justifica o parlamentar.

O encontro é gratuito, aberto ao público e as inscrições podem ser feitas por este link:

Serviço:

Reunião da Câmara de Agronegócios

Data: 18 de agosto

Local: Rua Primeiro de Março, 33/ 18º andar – Centro (Auditório do CRCRJ)