Bioeconomia movimentará evento da Semana Lixo Zero no plenário do Palácio Tiradentes

O uso de alta tecnologia para mudar processos produtivos, tornando-os mais sustentáveis, como principal força motora da bioeconomia. Esse é o tema da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que esse ano acontece concomitantemente ao calendário da Semana Lixo Zero Brasil. A ideia é aproveitar a coincidência de datas para realizar um evento no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, no dia 22 de outubro, para debater o tema. A Câmara de Desenvolvimento Sustentável do Fórum de Desenvolvimento se reuniu nesta quarta (04/09) para começar a desenhar o evento.

“São dois temas convergentes. Um trata da redução de resíduos em comemoração à Semana Lixo Zero, que o Fórum já organiza desde 2015 para mobilizar a sociedade com apresentação de cases inovadores na área. Nada mais interessante do que a gente juntar a bioeconomia e o que ela pode trazer e agregar ao tema do Lixo Zero, aproveitando essa oportunidade”, explicou a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio Geiza Rocha.

O encontro reunirá empresas que já trabalham com essa agenda e as próprias instituições do terceiro setor e a academia, pensando de que forma esses três eixos e as iniciativas podem contribuir para um estado do Rio mais sustentável. O evento também focará no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 12 da Agenda 2030 da ONU, que busca assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

“Vamos pegar todas essas narrativas, projetos e ações e coloca-los dentro do ODS 12 destacando a importância de o legislativo trabalhar sobre essa perspectiva de fomentar uma produção mais sustentável e também criar consumidores e cidadãos mais conscientes”, disse Geiza.

Segundo a analista de sustentabilidade do Sebrae-RJ Dolores Lustosa, A ideia é trazer experiências de empresas que trabalham com a redução ou reaproveitamento de resíduos como subproduto do processo deles. “O Sebrae vem apoiando o setor empresarial com ferramentas e consultorias tecnológicas subsidiadas em até 70% que buscam trabalhar a gestão de resíduos e a redução e a diminuição do desperdício no processo produtivo do setor empresarial de pequeno porte”.

A Câmara de Desenvolvimento Sustentável volta a se reunir no dia 2 de outubro para fechar a programação final do evento.