Mapa da Economia criativa é apresentado ao Fórum

O Rio de Janeiro é o segundo estado do País com o maior número de profissionais da chamada “indústria criativa”. Segundo um estudo da Firjan de 2017 eram 99 mil profissionais no estado, o que deixa o Rio atrás apenas de São Paulo, que emprega 328 mil pessoas na área. A vocação do Rio de Janeiro para atividades relacionadas à produção de bens e serviços que utilizam a criatividade pode ser visualizada no Mapa da Economia Criativa apresentado nesta quinta (08/08) na reunião da Câmara de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum de Desenvolvimento. O projeto desenvolvido pela ESPM, por meio do seu laboratório de pesquisa LAB3i juntamente com o Think Rio, permite identificar onde estão os principais clusters de diversos setores da Indústria Criativa e recebeu contribuições dos membros da Câmara.

“A indústria criativa representa uma parcela significativa da economia do Rio de Janeiro. A nossa proposta foi trazer à tona uma análise visual sobre como as agências de propaganda, escritórios de design, produtoras de audiovisual, produtoras de animação, entre outras, estão concentradas na cidade, de forma a contribuir para o fomento de políticas públicas que incentivem esse setor em regiões menos assistidas para que a distribuição se dê de forma mais equânime pelo território” explicou o professor da ESPM Leonardo Marques, coordenador do Mapa da Economia Criativa. Dados apontam que as regiões com maior concentração de empresas da indústria criativa são Centro, Zona Sul e Barra da Tijuca.

Segundo Leonardo, a intenção do encontro foi fazer uma conexão entre vários setores da iniciativa privada e entes público para se unir e trabalhar esses dados de forma mais precisa, e coletivamente para o desenvolvimento do estado. “Ainda há outros setores que ainda não foram contemplados pelo Mapa, esses foram apenas o ponto de partida, precisamos agora juntar outros bancos de dados e ampliar para outros setores como o de turismo”, explicou.

O Mapa da Economia Criativa pode ser acessado pelo link: mapa.espm.br

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), por meio do Think Rio, seu laboratório de ideias, foi uma das sete instituições que ingressaram no Fórum de Desenvolvimento do Rio no primeiro semestre de 2019 e agora conta com 56 entidades. Lançado no fim de junho, o Think Rio tem por objetivo unir os diversos integrantes da sociedade em torno de discussões com um mesmo foco: pensar a cidade do Rio de Janeiro, apontando caminhos e soluções para o seu desenvolvimento.

“O Fórum cumpriu o seu papel nessa reunião de ampliar a divulgação sobre os projetos em curso das instituições como oportunidade para que as outras entidades possam conhecer esse trabalho e pensar como essas informações organizadas e de fácil visualização podem impactar na geração de políticas públicas” concluiu a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha.

A próxima reunião da Câmara de Cultura, Turismo e Esportes será realizada no dia 27 de setembro.