O mapa de um tesouro

Apesar de seu fomento pelo Estado ter sido pauta de debates e questionamentos nos últimos tempos, o mercado cultural mantém impacto significativo na economia brasileira. De acordo com dados da Firjan, só em 2017 a economia chamada Indústria Criativa acresceu R$ 171 bilhões à economia do país, representando 2,6% do PIB daquele ano.  Em um trabalho inovador, a ESPM Rio, por meio do seu laboratório de pesquisa LAB3i e juntamente com o Think Rio, criou o Mapa da Economia Criativa que será apresentado pelo professor Leonardo Marques durante reunião da Câmara de Cultura, Turismo e Esportes, dia 8 de agosto, às 10h, no Conselho Regional de Contabilidade.

O Mapa da Economia Criativa é um projeto desenvolvido pelo laboratório de pesquisa LAB3i da ESPM Rio juntamente com o Think Up Rio para criar um mapa da cidade do Rio de Janeiro com a localização de importantes empresas de diversos setores da Indústria Criativa, como agências de propaganda, escritórios de design, produtoras de audiovisual, produtoras de animação, entre outras. Esse infográfico georreferenciado permitirá visualizar onde estão os principais clusters de diversos setores da Indústria Criativa, o que pode permitir, entre outras coisas, a criação de políticas públicas para ajudar no desenvolvimento econômico da cidade do Rio de Janeiro. "A proposta é trabalhar com a lógica da Tríplice Hélice, mostrando para pesquisadores e estudantes, iniciativa privada e setor público oportunidades de desenvolvimento de diversos setores da Indústria Criativa em áreas menos assistidas da cidade do Rio de Janeiro", explica Leonardo Marques.

O encontro é gratuito e aberto a quem quiser participar, bastando inscrever-se pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (21) 2588-1145.

Serviço:

Reunião da Câmara de Turismo, Cultura e Esporte

Data: 08 de agosto

Horário: 10h às 12h

Local: Rua Primeiro de Março, 33/ 18º andar – Centro (Auditório do CRCRJ)