Novas entidades aderem ao Fórum

Mais três entidades ingressaram no Fórum de Desenvolvimento do Rio este mês: a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ), a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e o Think Rio, laboratório de ideias da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) oficializaram sua adesão ao Fórum. que passa agora a contar com 56 instituições.

Lançado no fim de junho pela ESPM, o Think Rio tem por objetivo unir os diversos integrantes da sociedade em torno de discussões com um mesmo foco: pensar a cidade do Rio de Janeiro, apontando caminhos e soluções para o seu desenvolvimento. Vinculado a três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável determinados pela ONU, ele se desenvolverá com foco em Educação de Qualidade; Indústria, Inovação e Infraestruturas, e Cidades e Comunidades Sustentáveis.

“Queremos contribuir para a construção de um Rio para todos e ao analisarmos a agenda, finalidade, câmaras setoriais e projetos, percebemos que temos uma grande sinergia com o Fórum de Desenvolvimento do Rio”, afirmou Eduardo Ariel, diretor acadêmico da ESPM-Rio, que contará com representantes em todas as oitos câmaras setoriais do Fórum.

A iniciativa é liderada por Sandra Sanches, que assumiu a direção do Think Rio ESPM. Para ela, talentos, empresas, produtoras, agências de publicidade e gestores públicos, juntos, podem pensar um Rio melhor.  “O think tank da ESPM será a oportunidade de reunir empresas, entidades de classe, ongs, especialistas e acadêmicos em torno de um projeto comum: o desenvolvimento da cidade, ancorado em seus valores culturais, na criatividade e no empreendedorismo. É um convite ao debate e à busca de soluções para a cidade”, fala.

Fundada em 1951 por um grupo de publicitários liderado por Rodolfo Lima Martensen, a ESPM conta hoje com campi em três cidades, cerca de 15 mil estudantes, 600 professores, oito cursos de graduação, pós, mestrado e doutorado. A escola abriu sua unidade no Rio em 1974 tendo como seu primeiro diretor Cid Pacheco, um dos mais renomados publicitários do Brasil.

Já a Fundação CEPERJ através de seu Centro de Estudos, Estatísticas e Pesquisas (CEEP) desenvolve de modo permanente atividades de produção de dados, informações e pesquisas sobre a realidade social, econômica, ambiental e institucional do Rio de Janeiro. Além do apoio aos órgãos públicos, a CEPERJ oferece de forma permanente dados utilizados pela iniciativa privada, instituições de pesquisa e pela sociedade em geral.

Outra entidade que acaba de integrar o Fórum é a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). Criada em 1955 como Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), é uma entidade sindical patronal em benefício do turismo brasileiro e dos setores de hotelaria e de alimentação fora do lar.