Luzes sobre as micro, pequenas e médias empresas

Na segunda edição de “Um Pirilampo No Porão: Um pouco de luz nos dilemas da produtividade das pequenas empresas e da informalidade no Brasil”,  Mauro Oddo Nogueira e Graziela Ferrero Zucoloto convidam o leitor a mergulhar em um universo ainda obscuro da economia: o das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), propondo-se a acender uma pequena luz, que os autores comparam à luz de um pirilampo, afim de permitir um vislumbre da realidade do segmento.

O trabalho está dividido em oito capítulos, que retratam a realidade das MPMEs, a sua convivência com a informalidade e traz à pauta questões ainda pouco abordadas sobre inovação, e produtividade. E detalham o conceito de “semiformalidade” no último capítulo do livro.

“O que se pretende neste livro é levantar a questão de que, mais do que um lugar escuro que deva permanecer escondido, é no porão que se fundam os alicerces do prédio, e a robustez desses alicerces é que determinará a magnitude do edifício como um todo. Sustentamos a necessidade do desenvolvimento do segmento das MPMEs para que a economia como um todo seja capaz de dar o salto de produtividade indispensável para a superação sustentada das desigualdades socioeconômicas que ainda caracterizam o Brasil”, afirma o professor Mauro Oddo.

O livro está disponível para download gratuito no site do IPEA. Para baixar a nova edição clique aqui.

A primeira edição do livro foi tema de um debate promovido pelo Fórum de Desenvolvimento em outubro de 2017, que você poder ler clicando aqui.

No início do ano passado, a primeira edição de "Um Pirilampo no Porão" foi tema do programa Rio em Foco, exibido pela TV Alerj, que você pode assistir acessando aqui no canal do Fórum no Youtube.