Fórum Capacita promove palestra sobre Linguagem Clara

A clareza em textos de utilidade pública é a garantia de que as informações vão ser compreendidas por toda a sociedade independente do seu grau de escolaridade. Para falar sobre de que forma o Legislativo pode aproveitar o movimento da Linguagem Clara na produção de projetos de lei e resoluções internas, o Fórum Capacita promove uma palestra gratuita com a jornalista e especialista no assunto, Heloisa Fischer no dia 6 de junho, das 10h às 12h, no auditório da Escola do Legislativo (Elerj).

 Para workshop, a fundadora e consultora do Comunica Simples vai ensinar técnicas para a elaboração de textos simples de fácil entendimento. Heloisa lançou no final do ano passado o livro “Clareza em Textos de e-gov, uma questão de cidadania” em que traça a história do movimento internacionalmente conhecido como Plain Language, além de fazer uma análise do cenário brasileiro. Outros países latinos avançaram mais e já possuem programas federais articulados. Segundo Heloisa, esses progressos se deram por conta do apoio governamental.

“O programa do México de nível federal contagiou a articulação de outros países da América Latina, como o Chile, Argentina e Colômbia. O caso chileno é muito exemplar. Por lá são sete instituições articuladas, entre elas o Congresso, que lidam com essa dificuldade de comunicação que prejudica o cidadão e sobrecarrega o atendimento do governo.  Nesse contexto, é muito importante que essa articulação se dê no Legislativo”, explicou Heloisa.   

 A palestra é a segunda edição do projeto Fórum Capacita, que visa a aproveitar a expertise das 50 instituições que integram o Fórum de Desenvolvimento do Rio para gerar oportunidades de aperfeiçoamento para os agentes públicos em geral, seja do Legislativo ou de outras esferas de Poder. 

 No ano passado, o Rio em Foco dedicou um programa para explicar de que forma o movimento da Linguagem Clara está se estabelecendo no Brasil. Para ver o programa, clique aqui.

Serviço:

Palestra sobre técnicas de Linguagem Clara, com Heloisa Fischer

Data: 6 de junho de 2019

Horário: 10h às 12h

Local: Auditório da ELERJ - Rua da Alfândega, 8/ 7º andar, Centro - Rio de Janeiro.

Inscrições: http://bit.ly/ComunicaSimples