Fórum apresenta exemplos de práticas sustentáveis na Alerj

A Secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, compartilhou as experiências de implementação de medidas sustentáveis da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro no Seminário Licitações Sustentáveis” organizado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), em parceria com o Projeto Compartilhando Ideias Sustentáveis. O encontro, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico, reuniu especialistas para debater avanços, capacitar servidores e compartilhar experiências relacionadas à sustentabilidade e o planejamento de licitações ligadas à redução do impacto ambiental e economicidade das atividades dos órgãos. A série de seminários foi iniciada ontem (15/04) e termina na próxima quinta-feira (18/04).

Com o tema “Comunicação para a Sustentabilidade”, Geiza apresentou os desafios de seguir uma agenda ambiental dentro da Assembleia Legislativa, usando como exemplo a experiência do Fórum com a Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O objetivo do projeto, iniciado em 2014, era tornar a Casa um lugar mais sustentável, intensificando a adesão do Poder Legislativo às leis e normas ligadas à proteção do meio ambiente.

Em sua apresentação, a subsecretária-geral do Forum destacou a importância da elaboração de um plano de comunicação, com metas concretas e individuais para impactar a coletividade.  Neste planejamento, o engajamento do público interno é fundamental para conversar com diferentes públicos. Geiza dividiu este público em cinco categorias: os Entusiastas (aqueles já “convertidos” e que vão ajudar a divulgar os ganhos da mudança de atitude e animar o público mostrando que é possível); os Visionários (os que buscam formas de adaptar a estrutura existente às inovações, de forma a tornar as mudanças permanentes); os Pragmáticos/Conservadores (são aqueles que querem avaliar e ver resultados. Números interessam e dados são relevantes. Não fale com eles sem isso em mãos!) e os Céticos (os que vão aguardar o ambiente mudar para aderir. Por isso, não abrem mão de anunciar as mudanças). Sendo que os dois primeiros (entusiastas e visionários) são aqueles que precisam estar sempre abastecidos de novas informações para replicá-las junto aos demais atores.

Para quem tiver interesse em participar das atividades, basta se inscrever pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A  programação completa está disponível aqui.