Fórum realizará seminário sobre os desafios do emprego no estado

Segundo o IBGE, desde 2005 a taxa de informalidade no mercado de trabalho no Rio de Janeiro cresceu 19%, enquanto que a média nacional foi de apenas 7% para o mesmo período e o desemprego bateu a casa dos 12,6%. Já em relação a recuperação na geração de postos de trabalho, o estado ocupou a 15ª colocação em 2018 conforme dados do Ministério do Trabalho. Pensando em contribuir para a melhora desse quadro e de olho no futuro, o Fórum de Desenvolvimento do Rio vai organizar, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, um seminário para debater os desafios do emprego no estado. O tema e a construção do evento foram debatidos nesta terça (26/03) durante a reunião da Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica.

“Buscamos nesta reunião de hoje, dentro do corpo de parceiros do Fórum, quais são as oportunidades de palestras que podem ser apresentadas durante a realização do seminário para saber como atuar a partir do conhecimento dessas instituições”, explicou Geiza Rocha, secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

O seminário contará com uma série de quatro encontros no Plenário da Alerj com o objetivo de criar uma estratégia estadual de emprego e renda, apresentando um panorama da empregabilidade no estado. A abertura do evento será no dia 29 de abril com o lançamento de dados inéditos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) com um recorte do estado. Os outros encontros serão realizados nos dias 3, 10 e 17 de maio e serão apresentados os programas desenvolvidos pelas três esferas de Poder (federal, estadual e municipais), as iniciativas do Sistema S e demais instituições da sociedade civil organizada voltadas à capacitação profissional dos cidadãos fluminenses e as boas práticas que estão ajudando a reunir oferta e demanda.

Outro tema que estará em pauta na Câmara de Educação Profissional e Educação Tecnológica este ano será a consolidação de um documento sobre a educação inclusiva. Em 2018 o Fórum realizou três seminários que apresentaram as políticas de educação inclusiva desenvolvidas pela Faetec, UERJ, Sesc, Senai, CIEE e Senat voltadas à formação profissional.

A próxima reunião da Câmara está marcada para o dia 30 de abril.