Rio em Foco: Especialistas apresentam agenda para o avanço do agronegócio no Rio

Logística, tributação e crédito rural estão entre as principais demandas do setor de agronegócios no estado do Rio. Essa e outras propostas foram apresentadas no programa Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (25/03) às 22h na TV Alerj (Canal 12 Net).

“ O Rio de Janeiro tem um potencial enorme para a diversificação de produtos diferenciados. Nós temos bons exemplos como o polo de floricultura no município de Nova Friburgo e o centro de produção de café na região Noroeste. É preciso priorizar os investimentos nesse setor para ocuparmos o território de forma racional”, explicou o diretor da Sociedade Nacional de Agricultura, Alberto Figueiredo, um dos entrevistados do programa.

Segundo o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio (Sistema OCB /Sescoop-RJ), Vinícius Mesquita, os produtores ainda encontram muita dificuldade e grande parte do poder público que contrata e consome os alimentos da agricultura familiar não conhece os incentivos.

“ A adoção da tabela do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) está defasada com relação aos preços operados no mercado. Nós estamos concentrando essas discussões juntamente com as demais instituições e preparando um documento que será endereçado ao Governo do Estado e também à Assembleia Legislativa”, afirmou Vinícius Mesquita.

A implementação e o investimento em novas tecnologias também estão entre as prioridades do setor para manter a permanência dos jovens no campo e, consequentemente, a preservação da família rural.

“ Para a difusão e expansão da tecnologia, o primeiro passo é estimular os extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater -RJ), e isso pode ser feito através de cursos e aulas de comunicação. Dessa forma, esses profissionais são treinados para convencer os produtores a adotarem as novas tecnologias como forma de aumentar a rentabilidade”, reiterou Alberto Figueiredo.

A partir dessa terça-feira (26/03) o Rio em Foco estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube . Na TV as reprises estão programadas no sábado (30/03), às 17h, e domingo (01/04), às 20h.