Programa voltado para a inserção de jovens no mercado de trabalho recebe inscrições até abril

A Fecomércio está com inscrições abertas para o Portal do Futuro, programa organizado pelo Senac RJ, desde 2000, voltado para a inclusão social de jovens de baixa renda e sua inserção no mercado de trabalho. Neste primeiro semestre serão oferecidas 390 vagas em 12 unidades do Senac por todo o estado do Rio. O prazo para se inscrever vai até o dia 8 de abril e deve ser feito pelo site do Portal

Segundo pesquisa do Senac RJ, 75% dos participantes do Portal do Futuro conseguem ingressar no mercado formal de trabalho após concluírem o programa. Por conta deste histórico positivo, no último ano, a iniciativa recebeu mais de 7 mil inscrições. Os pré-requisitos para concorrer a uma vaga são: ter entre 16 e 21 anos, cursar pelo menos o 1° ano do ensino médio e ter uma renda per capita de no máximo dois salários mínimos.

O Portal do Futuro tem duração de cerca de quatro meses e as atividades são divididas em 3 oficinas: Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional. As etapas começam com o autoconhecimento e reforço de autoestima desses jovens, passam por estudo sobre o papel do indivíduo nas comunidades em que vivem e, na última fase do programa, os jovens recebem 160 horas de capacitação profissional nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria. Após esse processo, o aluno passa por 28 horas de vivência em empresas para observar o cotidiano de trabalho. O início das aulas está marcado para o dia 15 de abril.

No Rio de Janeiro (capital) e Região Metropolitana, há turmas abertas nas unidades do Senac RJ em Botafogo, Bonsucesso, Centro Politécnico (Riachuelo), Irajá, Madureira, Barra da Tijuca (Marapendi), Duque de Caxias, e na Unidade Avançada de Hospitalidade Senac (Rocinha). No interior do estado, o Portal do Futuro será oferecido nas unidades de Campos dos Goytacazes, Niterói, Petrópolis e Resende.

Outras informações podem ser obtidas pelo site do Portal do Futuro ou pelo telefone: 4020-2101