Economista reitera necessidade de utilizar dados sociais e econômicos para pautar políticas públicas

Mais de 80% da população fluminense sobrevive com dois salários mínimos, 2,5% vivem em extrema pobreza. Com relação a taxa de desemprego, os jovens têm mais dificuldade para entrar no mercado, 32% deles estão desempregados. Estes e outros dados compõem a primeira edição da publicação Rio em Números lançada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado do Rio (Fecomércio -RJ), e são pauta para o Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (18/03) às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET). O trabalho consiste no cruzamento de dados sociais e econômicos com o objetivo de desenvolver políticas públicas mais eficientes para o estado do Rio. 

“Juntamos as informações econômicas com os dados sociais. A questão social e a relação com a distribuição de renda tem reflexos em setores como educação, segurança pública e, principalmente, a juventude. Precisamos aproveitar o momento que estamos passando, de transição demográfica, para que a população com idade produtiva leve o estado a um patamar mais avançado antes de envelhecermos”, explicou João Gomes, economista-chefe da Fecomércio.

O Rio em Números foi lançado no evento realizado no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio com o propósito de municiar os poderes executivo e legislativo com informações que possam contribuir para o desenvolvimento econômico fluminense.

“Apresentar esses resultados na Alerj é importante porque os deputados vão poder desenvolver políticas que vão atacar diretamente o problema que estamos vivendo”, afirmou o presidente da Fecomércio, Antonio Florencio.

Para dar continuidade ao trabalho proposto pela publicação, a instituição vem realizando reuniões semanais com o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), SESC e SENAC.

“Através dessas reuniões vai ser possível entender as necessidades específicas de cada setor. O próximo passo é organizar o resultado e os avanços dessas informações e divulgá-las de forma trimestral”, explicou João Gomes.

A partir dessa terça feira (19/03), o Rio em Foco estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV as reprises estão programadas no sábado (23/03), às 17h, e domingo (24/03), às 20h.