Sistema OCB/RJ comemora 10 anos do Dia de Cooperar

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (Sistema OCB/RJ) promoverá no dia 21 de março o lançamento do “Dia de Cooperar 2019”, movimento que tem como foco principal celebrar o comprometimento das cooperativas com o desenvolvimento socioeconômico local. O evento será realizado na sede do Sistema OCB/RJ, no centro do Rio, e manterá o lema usado ano passado “Atitudes Simples Movem o Mundo”. Além da divulgação da identidade visual deste ano, o evento terá a palestra “10 anos do movimento Dia de Cooperar”ministrada pela Analista de Promoção Social do Sescoop, Vanessa Pacheco.

 O Sistema OCB/RJ também selecionou dois casos promissores de cooperativas que vêm se destacando para apresentar seus projetos no dia do lançamento da campanha. Um deles é a Cooperativa de Músicos Unijazz Brasil que, por meio da música, ajuda a mudar a vida de jovens de comunidades da Baixada e Zona Norte do Rio. Outra cooperativa que recebeu destaque foi a Sicoob Cecremef, que promove cursos de teatro para mais de 100 alunos, além de organizar apresentações em comunidades de Angra dos Reis.

A iniciativa, que está prestes a completar 10 anos de ações nacionais, está no seu quinto ano no estado do Rio. As atividades acontecem sempre em julho, mês em que é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo (06/07). Durante o evento, são organizadas diversas ações sociais, e entre as atividades já confirmadas estão serviços como emissão de segunda via de documentos, corte de cabelo, aulas de educação financeira, além de recreação infantil. Segundo os organizadores do evento, algumas atividades serão oferecidas pelas cooperativas até o final do ano. Para o presidente, Vinícius Mesquita, o Dia C, como também é conhecido, é um dos momentos mais importantes para a instituição. 

“É uma grande festa para a gente e também uma oportunidade para que as cooperativas e a sociedade em geral possam devolver um pouco daquilo que elas receberam ao longo do ano por meio de serviços e projetos sociais. O Dia C é uma oportunidade de darmos a nossa contribuição para construirmos uma sociedade melhor, e acho que é isso que o evento significa, e é isso que desejamos, que as pessoas se comprometam a estar lá conosco”, explicou o presidente.

O Dia de Cooperar é um compromisso firmado pelas cooperativas brasileiras associadas em busca de um mundo mais justo e igual. São mais de 1000 cooperativas espalhadas pelo Brasil que, em 2018, formavam cerca de 120 mil voluntários.

Serviço

Lançamento Estadual do Movimento Dia de Cooperar
Dia: 21 de março de 2019
Horário: 9h
Local: Rua da Quitanda, n° 56 – Centro do Rio (Sede do Sistema OCB/RJ)
Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.