Fórum define atuação e temas que serão trabalhados para a retomada do crescimento do estado em 2019

Criar uma agenda desafiadora para 2019 e que promova o desenvolvimento do estado. Com este intuito o Fórum de Desenvolvimento do Rio reuniu nesta quinta (14/03) representantes das 48 instituições da sociedade civil organizada e universidades para debater os temas que vão permear suas discussões neste ano. Dentre os assuntos que precisam estar no foco do parlamento estadual nesta nova legislatura, segundo os membros do Fórum, estão a aprovação do marco legal de inovação, a desburocratização e simplificação de processos, a política de incentivos fiscais e a criação do Selo Arte no Rio de Janeiro para fomentar o setor agropecuário. 

O debate sobre os incentivos fiscais foi citado por diversas instituições que acreditam ser esse um importante instrumento que o governo tem para promover o desenvolvimento econômico e social do estado, com geração de emprego e renda a partir do estímulo à atividade empresarial. “A realização de um evento para debater o histórico dos incentivos fiscais seria muito válida. Com a grande renovação do quadro de deputados da Alerj, seria importante retomar o tema e esclarecer como a guerra fiscal faz o Rio de Janeiro perder muitas indústrias para outros estados”, enfatizou Flavia Ayd, gerente jurídica de Defesa de Interesses Coletivos do Sistema Firjan.

Outros temas que estão no radar das oito câmaras setoriais e do grupo de trabalho de negócios sociais são a organização de um seminário no dia mundial do meio ambiente, em junho, a atualização do caderno de turismo do estado em parceria com a Fecomércio-RJ e a criação de um marco legal estadual para os negócios de impacto. Os desdobramentos da publicação Rio em Números da Fecomércio-RJ, com dados socioeconômicos fluminenses, apresentado em fevereiro deste ano no Plenário da Alerj também farão parte do escopo de trabalho de 2019. “Vamos agora pensar em como esses números podem subsidiar ações e projetos visando à redução da desigualdade social e o fomento aos negócios”, explicou Geiza Rocha, secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, que divulgou durante a reunião o calendário de reuniões para todos os membros. As câmaras setoriais e o GT se reúnem mensalmente para desenhar projetos, ouvir especialistas e debater de que forma o Poder Legislativo pode contribuir para o desenvolvimento dos mais diversos setores estratégicos da economia fluminense.

"Temos que aprofundar o debate sobre o emprego, reconhecendo a realidade de que com a automação eles tendem a acabar. E pensar como conseguimos nessa nova realidade promover inovações que melhorem a qualidade de vida da população", ressaltou o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Luis Passoni. O tema da Educação esteve presente em várias falas que ressaltaram a importância de projetos na área rural, que fixem a juventude no campo, e no aprofundamento do ensino da cadeira de empreendedorismo nas escolas.

Retrospectiva

O resultado da atuação do Fórum em 2018 também foi assunto da reunião. Foram realizadas 47 reuniões de câmaras setoriais e cerca de 1.547 pessoas participaram de nove eventos promovidos durante o ano passado. Entre eles, o projeto Agenda de Futuro que debateu propostas para a retomada do crescimento econômico do estado do Rio de Janeiro nos próximos quatro anos. O encontro contou com a presença de 230 pessoas no plenário da Alerj. A dependência da indústria do petróleo e os investimentos no setor de óleo e gás; a utilização da tecnologia em prol da uma política transparente; o desenvolvimento agropecuário; a importância do turismo para a economia fluminense; o planejamento logístico e de concessões no setor de transportes e a gestão compartilhada da Região Metropolitana estiveram no centro do debate que reuniu parlamentares estaduais e federais, além dos presidentes das instituições que compõem o Fórum.

“Tivemos uma produção muito intensa em 2018 e a reunião geral é uma oportunidade de reunir todos os membros do Fórum para conhecer os resultados gerais. A Agenda de Futuro apontou uma série de temas que agora vão ser trabalhados pelas câmaras setoriais contribuindo para a retomada do crescimento do estado”, finalizou Geiza Rocha.

                                                           

 

 

Baixe aqui a apresentação do evento.

Veja a matéria da TV Alerj.

Confira aqui o calendário das reuniões.