Cidade do Rio no Fórum: 454 anos inovando em prol do estado

A cidade do Rio de Janeiro é a grande aniversariante desta sexta-feira pré-carnaval, quando os cariocas se preparam para uma das suas principais festas. Para celebrar seus 454 anos, o Fórum reuniu uma série de notícias sobre o Rio que foram destaques em nosso site. Entre 2018 e 2019 já foram publicadas seis matérias sobre a cidade, abordando seu pioneirismo em diversos setores.

Durante o Carnaval, a Empresa de Turismo do Município (RioTur) prevê que os cariocas vão dividir a festa com mais 1,5 milhão de turistas. E entre um bloco e outro, eles poderão aproveitar para conhecer a cidade que, no início do ano, foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) para ser a primeira Capital Mundial de Arquitetura. Além do título, caberá ao município a responsabilidade pela organização do 27° Congresso Mundial de Arquitetos, que ocorrerá em julho de 2020. O Rio em Foco produziu um programa sobre o Congresso, que inicia já neste ano as atividades do evento por todo o país. A ideia dos organizadores é de que ele seja uma porta de entrada para atrair outros congressos e feiras. Segundo o International Congress and Convention Association (ICCA), o Rio de Janeiro ocupa o 2º lugar no ranking das cidades mais procuradas para a realização de congressos internacionais nas Américas. Assista aqui o programa. 

Como um dos mais importantes setores econômicos do Rio, o Turismo é responsável por movimentar 1,5 bilhão de dólares por ano. Visitam anualmente a cidade cerca de 2 milhões de turistas estrangeiros e 5 milhões de turistas brasileiros, segundo dados da Rio Convention and Visitors Bureau (Rio CVB). Nem mesmo a crise financeira do estado reduziu o interesse dos turistas, mantendo o Rio como a cidade mais procurada da América do Sul.

Fundado em 1565, o município era uma região estratégica do Brasil devido à Baía de Guanabara, e foi por conta disto que a sua zona portuária e comercial se desenvolveu. Os investimentos na cidade, a quantidade de marcos icônicos e pontos turísticos, conhecidos mundialmente, mobilizaram uma parceria entre os estudantes dos laboratórios de Áudio (Faculdade de Comunicação Social - FCS) e de Ciências da Computação (Instituto de Matemática e Estatística - IME), ambos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), para a criação de uma plataforma que visa ajudar as pessoas a conhecerem o Rio de forma interativa. A cidade foi a escolhida para iniciar o projeto, que originou o aplicativo AudioLabGeo. A plataforma é um mapa sonoro em que os usuários conseguem escutar informações e fatos históricos sobre vários pontos turísticos da cidade. O projeto já foi expandido para outros municípios do estado. Para descobrir mais sobre o app, clique aqui

O pioneirismo também está presente em outros setores. Na gestão pública, por exemplo, a cidade é a primeira do Brasil a sediar duas unidades especializadas em Nudge, metodologia de ciência comportamental usada para gerar mudanças no comportamento das pessoas. A dinâmica já está sendo usada em atividades como finanças e saúde. A prefeitura do Rio afirma que a iniciativa, que foi implementada em 2014, já rendeu uma receita de 120 milhões de reais para os cofres públicos. Para entender mais sobre essa ferramenta assista o programa.

É por estas e por outras que não só cariocas e fluminenses são apaixonados pela cidade, e mesmo nos momentos mais críticos não deixam de entoar a canção que se tornou o hino da cidade: "Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil, cidade maravilhosa, coração do meu Brasil..."