Rio ganha mapa sonoro de seus principais pontos turísticos

Uma forma de conhecer o Rio de janeiro é visitando os seus pontos turísticos, e para melhorar essa experiência, alunos dos laboratórios de Áudio, da Faculdade de Comunicação Social (FCS); e de Ciências da Computação (LCC), do Instituto de Matemática e Estatística (IME); ambos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), fizeram uma parceira e produziram juntos um aplicativo que criou o mapa sonoro da cidade. Por meio do AudioLabGeo, os usuários conseguem escutar informações básicas e fatos históricos sobre um determinado ponto turístico do município. 

O AudioLabGeo já está disponível gratuitamente para download na plataforma Android e no site da iniciativa. Quem acessar o aplicativo terá em mãos informações de mais de 100 lugares abertos a visitação. Eles foram classificados em quatro categorias: “História e Memória”, “Espaços Culturais”, “Espaço e Lazer” e “Imperdível”. Além do Rio, outros municípios também já estão sendo incorporados ao aplicativo, como Niterói, Duque de Caxias e Nilópolis.

Foram cerca de três anos de trabalho entre a ideia e o lançamento do AudioLabGeo. Durante esse período, os estudantes de comunicação fizeram a curadoria dos locais e a produção sonora do aplicativo. A atividade foi colocada com um estágio interno complementar para os estudantes. Para a coordenadora de jornalismo do projeto, Gisele Sobral, a participação dos alunos foi crucial para que o aplicativo ficasse mais diversificado.

“Os alunos têm total autonomia e liberdade para apresentarem suas ideias. Aceitamos as sugestões porque eles moram em lugares diferentes e têm conhecimento de algum ponto ou lugar interessante”, afirmou Gisele.

A coordenadora também disse que já está sendo feito contato com universidades de outros estados com o objetivo de ampliar o alcance e as informações do aplicativo. Como todo conteúdo é integrado pelo Google Maps, a possibilidade de expansão do AudioLabGeo é mundial.

Para mais informações acesse o site do Laboratório de Áudio da UERJ, clicando aqui.