Alerj sediará evento sobre o papel do poder público na implementação dos ODS em junho

Integração é a palavra-chave no cumprimento da Agenda 2030, da qual o Brasil é signatário junto com 192 outros países membros das Nações Unidas, na busca por um mundo mais sustentável. A constatação foi feita nesta quinta (12/04), no encontro promovido pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio para debater a programação do seminário “O papel do poder público nos desafios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. O evento será realizado em junho, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, que acontece de 1 a 5 daquele mês.

“Não adianta pensar nos ODS de forma isolada, para avançar nessa agenda e atingir os 17 objetivos e suas 169 metas precisamos envolver todos nessa causa, já que são necessários enormes esforços para erradicar a pobreza e proteger o planeta”, explicou Haroldo Mattos de Lemos, presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj).

Na reunião, realizada no Sebrae-RJ, os membros da Câmara de Desenvolvimento Sustentável e representantes de diversas instituições definiram o formato do evento, que englobará quatro frentes: um bloco governamental, com as políticas públicas já em curso e as que estão sendo desenhadas na implementação dos ODS nas esferas federal, estadual e municipais;  um segundo bloco com as ações do empresariado nessa agenda; e mais duas frentes com o papel da sociedade civil organizada na sensibilização e mobilização da população; e a atuação dos organismos internacionais presentes no país que ajudam a monitorar e avaliar essas metas.

“Neste encontro aqui estamos falando para nossos pares, enquanto o desafio precisamos difundir o tema dos objetivos do desenvolvimento sustentável para toda a sociedade, em todos os níveis. Precisamos conquistar quem está de fora, a grande maioria que não sabe do que isso se trata. Esse vai ser o papel do evento”, afirmou Santiago Valentim, conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Cristina Pinheiro, consultora do Instituto Arcádia, destacou que uma das premissas dos ODS é a de não deixar ninguém para trás. “É importante que a gente consiga reunir todos os setores da sociedade nessa causa, que tem uma capilaridade imensa, para que juntos possamos fazer uma agenda com ações concretas. Não queremos que os ODS sejam apenas um pacto, mas sim a consolidação de políticas sólidas. Até 2030 nós temos muito trabalho, mas unidos, o trabalho fica bem menos árduo”, disse.

O próximo encontro do grupo será realizado no dia 4 de maio quando será apresentada a programação completa do seminário, com definição dos palestrantes e painéis.

“O objetivo do evento é reunir na Alerj representantes do governo, das empresas e da sociedade civil organizada, além de organismos internacionais, para que juntos possamos debater o papel de cada ator nesse processo. Essa também é uma contribuição do Fórum para engajar e motivar pessoas que ainda não estão pensando sobre os ODS para que elas possam saber como começar e quais as ferramentas que elas têm em mãos para isso”, concluiu Geiza Rocha, secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.