Conexão entre atores pode fomentar inovação nos territórios

Conexão e coalizão são palavras-chaves que podem garantir que a inovação de fato aconteça nos territórios, alavancando a competitividade dos municípios. A afirmação foi feita pelo presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras e Empreendimentos Inovadores (Anprotec), José Alberto Aranha, durante a reunião da Câmara de Tecnologia, realizada nesta quinta (5/04), na Escola do Legislativo. O encontro teve como objetivo debater o papel do território e a criação de marcos legais nos municípios para a promoção da inovação.

“Antes os parques tecnológicos eram construídos fora das cidades e agora estão se deslocando para a área urbana, então, é nas cidades que a inovação acontece hoje. Sendo assim, a lei de inovação municipal se torna a mais importante de todas, porque legisla sobre como fazer que o ambiente de inovação se desenvolva”, explicou Aranha. Para ele, as cidades precisam ser atrativas e reter talentos, que são o diferencial na inovação. O presidente destacou, ainda, o uso das cidades como laboratórios com a territorialização da inovação e que a cultura da inovação precisa ser trabalhada nesses locais. “O que os países que se destacam nas questões de inovação fazem de diferente? Os atores trabalham todos juntos e conectados, ninguém faz nada sozinho”.

Entre os municípios fluminenses que já estão discutindo seus próprios marcos legais está Petrópolis. “A lei de inovação municipal vem para costurar essa ponte entre academia e empresas na cidade. Já tínhamos um ambiente favorável, mas essa interação não acontecia naturalmente porque os entes trabalhavam isoladamente”, afirmou Claudia Pacheco, coordenadora regional do Sebrae, instituição que está liderando, em parceria com a secretaria de desenvolvimento econômico do município, o debate de um marco legal na cidade. Segundo ela, o envolvimento de empresários na construção da lei tem sido fundamental e um grande passo para que o fomento à inovação não seja apenas uma política de governo, mas de estado.

Estiveram presentes ao evento representantes das cidades de Seropédica, Maricá, São Gonçalo, Nova Friburgo e Petrópolis. “O Fórum tem liderado uma discussão importante na Câmara de Tecnologia sobre a atualização do marco estadual de inovação. O que fizemos aqui foi mostrar a importância de integrar a esta agenda estadual a visão das cidades. Estão todas convidadas a participar e dialogar, bem como acompanhar estes encontros", disse Geiza Rocha, secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

A próxima reunião da Câmara está marcada para o dia 10/05.

Clique aqui e confira a apresentação mostrada na reunião.