Gastronomia e economia criativa irão movimentar Câmara de Cultura, Turismo e Esportes

A gastronomia como expressão da cultura foi um dos temas debatidos na primeira reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, realizada nesta quinta (22/03), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ). Durante o encontro foi sugerida a elaboração de um mapa gastronômico do estado, nos moldes da publicação lançada por Minas Gerais, contendo detalhes da produção e dos eventos gastronômicos em cada um dos municípios", afirmou o jornalista Chico Junior, idealizador do Prêmio Maravilhas Gastronômicas.

Outra proposta que surgiu durante a reunião foi aprofundar o debate sobre políticas públicas voltadas à Economia Criativa. Representante da PUC-Rio na Câmara Setorial, Julia Zardo informou que foi nomeada líder nacional na área de economia criativa na Anprotec, e que tem como função mapear ações em todo o país que possam inspirar políticas públicas relevantes para o setor. Como passo seguinte, a subdiretora do Fórum, Geiza Rocha, se comprometeu a enviar as sínteses dos eventos e debates realizados no âmbito do Fórum para que possam inspirar a elaboração de políticas públicas que alavanquem o setor no estado.

“Vamos consolidar as ações do Fórum na área de economia criativa para contribuir com o trabalho da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que conta com uma líder nacional para essa área, para pensarmos juntos as formas de endereçar propostas para o legislativo estadual. O Rio tem um potencial gigantesco no setor da economia criativa e podem servir de modelo para todo o país”, concluiu Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

A próxima reunião da Câmara de Turismo, Cultura e Esporte está marcada para o dia 19 de abril.