Rio em Foco: atualização da Lei de Inovação pode melhorar competitividade

O Rio em Foco dessa segunda (11/12) vai reprisar o programa com o diretor da Associação Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), Raimar Van Den Bylaardt, e o diretor executivo do Parque Tecnológico da Universidade Federal do estado (UFRJ), José Carlos Pinto. Os convidados falam sobre o papel do Marco Legal de Inovação, sancionado em Brasília em 2016, e os desafios do Rio de Janeiro em atualizar a lei estadual que trata desse tema.

 “A grande importância da regulamentação do Marco Legal está na segurança jurídica para que empresas possam investir mais em pesquisas e desenvolvimento, e também na formação de recursos humanos. Outra questão que também passa pela lei de Inovação é colocar o doutor dentro da empresa. Não podemos perder essa oportunidade de transferir o conhecimento da academia para a indústria”, explica Raimar.

O investimento em atividades inovadoras além de estimular a permanência de pesquisadores no país, impacta diretamente na geração de empregos de alta qualidade e com novas oportunidades de trabalho.

“Quando o governo apoia o desenvolvimento e uma ação de inovação e pesquisa ele também está ajudando a gerar emprego e investindo na criação de novos mercados”, afirmou José Carlos Pinto.

O programa vai ao ar na TV Alerj (Canal 12 NET), com reprises no sábado (16/12), às 17h, e no domingo (17/12), às 20h. Ele também está disponível no canal do Fórum no Youtube e na página do Rio em Foco em nosso site.