Consumo consciente e políticas agrícolas podem diminuir desperdício de alimentos no estado

Será que tudo o que se joga fora é realmente lixo? Aquela fruta feia ou amassada não poderia alimentar outra pessoa? O Rio em Foco desta segunda-feira (13/11) propõe um debate sobre como evitar que 1,3 bilhão* de toneladas de alimentos produzidos para o consumo humano sejam desperdiçados anualmente em todo o mundo. O programa vai ao ar às 22h, no Canal 12 da NET.

“Temos questões muito crônicas em relação à forma como são produzidos os alimentos. Há um desperdício no campo e no pós-colheita, que é o processo de logística até chegar ao consumidor. Mas não há dados específicos sobre o quanto é desperdiçado. É importante levantar essas informações para ter um cenário mais claro da situação do Brasil e onde as políticas públicas podem intervir”, explica Mônica Guerra Rocha, presidente da iniciativa Comida do Amanhã, e uma das entrevistadas do programa. Ela e a engenheira ambiental e doutoranda da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UFRJ), Alba Cánovas, falam sobre iniciativas que podem contribuir para mudar hábitos de consumo e reduzir perdas no processamento de alimentos. O desperdício de alimentos vai desde a origem, na agricultura, até a casa do consumidor com aumento do poder aquisitivo e a falta do consumo consciente.

A falta de incentivo a pesquisas que mostrem, de fato, o atual cenário do desperdício no país também é apontada por Alba Cánovas como um dos problemas. “É preciso mais esforços para definir políticas públicas direcionadas a levantar dados e lançar editais. A agricultura também tem que ser prioridade, com a modernização dos equipamentos, a educação do agricultor e a melhoria do transporte”, ratifica.

No sábado (18/11) às 17h, e no domingo (19/11), às 20h, estão programadas reprises. O programa também está disponível no canal do Fórum no Youtube e na página do Rio em Foco em nosso site.

* Dado da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).