ICMBio incentiva voluntariado com foco na conservação da biodiversidade

Engajar a sociedade para que todos possam contribuir para um meio ambiente mais equilibrado e uma melhor qualidade de vida. Para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), esse objetivo é uma missão, e só pode ser alcançado por meio da ação de voluntários. Como forma de orientar e estimular a adesão, o instituto lançou o “Guia de Voluntários” e o “Guia de Gestão do Programa de Voluntariado ICMBio”.

Nos documentos, os candidatos vão encontrar importantes orientações sobre o trabalho do instituto, as oportunidades para o voluntariado e como se portar, além dos direitos e deveres dos participantes. Já os parceiros, ficam por dentro de como executar o planejamento, implementação e gestão do Programa de Voluntariado.

A população pode atuar juntamente com as equipes do ICMBio, em diversas ações de conservação da natureza tais como pesquisa, visitação, comunicação, educação ambiental e proteção, entre outras. O programa, que está em expansão, conta com mais de cem unidades organizacionais com realidades e contextos ambientais e socioculturais diferentes, portanto, é importante saber mais sobre o Programa.

Clique aqui para acessar o Guia de Voluntários.
Clique aqui para acessar o Guia de Gestão do Programa.

Acesse: www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario.