Caderno de Cultura do Estado será lançado na Alerj

Como a cultura se manifesta no território fluminense? Para responder a essa pergunta a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com o Fórum de Desenvolvimento do Rio, produziu o Caderno de Cultura do Estado. O estudo aponta as vocações culturais dos 92 municípios do estado e poderá servir de ferramenta no direcionamento e desenvolvimento de políticas públicas para o setor. A publicação será lançada no dia 9 de novembro, às 10h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), durante o Seminário "Cultura e desenvolvimento local: o papel dos municípios".

“O conteúdo produzido pelas universidades precisa retornar à sociedade. O Caderno de Cultura ajuda a orientar as atividades e reforça a necessidade de se pensar a cultura como um fator de desenvolvimento local e de fomento à economia”, afirmou Glaucio Marafon, coordenador do projeto e professor de geografia da Uerj.

O Caderno teve como base o Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Petrobras , que registrou as atividades culturais mais importantes como festas tradicionais, festivais de cultura, patrimônios, artistas e personagens. O Caderno traz registros de bens materiais e imóveis (como arquitetura, sítios arqueológicos, espaços geográficos) e bens imateriais (como música, literatura, teatro, saberes e expressões), e divide as regiões de acordo com suas características predominantes. O conteúdo final foi amplamente debatido com os secretários municipais de cultura que contribuíram com sugestões para elaboração de políticas públicas na área.

Durante o evento, a professora Lia Hasenclever, colaboradora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, abordará a importância de relacionar o tema da cultura com o desenvolvimento econômico sustentável das cidades. Estão sendo convidados para o lançamento os secretários municipais de cultura e de turismo fluminenses, empresários e pesquisadores do tema.

O Caderno de Cultura faz parte de uma trilogia de publicações que inclui também os Cadernos de Turismo - link e de Esportes - link, todos em parceria com a Uerj. Segundo Gláucio Marafon, a cultura, junto com o turismo e esporte são fundamentais na criação de uma identidade local podendo contribuir para a geração de renda nos municípios contribuindo para o recebimento de turistas e desenvolvimento local.

Serviço:

Seminário "Cultura e desenvolvimento local: o papel dos municípios"

Data: 9 de novembro

Horário: 10h às 12h

Local: Alerj - Palácio Tiradentes (Salão Nobre, 3º andar). Rua Primeiro de Março, s/nº, Centro.