Rio de Impacto vai definir ações de fortalecimento do ecossistema de negócios sociais

O grupo Rio de Impacto, formado por doze instituições capitaneadas pelo Sebrae-RJ, vai finalizar o seu planejamento estratégico em novembro. No dia 22/11, vão ser definidas as próximas ações a serem realizadas em conjunto pelas instituições de apoio aos negócios de impacto no estado. O propósito da iniciativa é criar um ambiente propício no estado do Rio de Janeiro para iniciar ou desenvolver negócios de impacto social e ambiental.

Em reunião realizada nesta sexta-feira (27/10) no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ), a gestora do projeto de Negócios de Impacto do Sebrae-RJ, Juliana Oliveira, apresentou a metodologia de formação do grupo.

“Existe um ecossistema de apoio aos negócios de impacto. Todas as instituições envolvidas estão de alguma forma olhando para esses empreendedores. Nós queremos colocar essas instituições, que atuavam em separado, para pensarem juntas em como apoiar e desenvolver os negócios de impacto do Rio de Janeiro”, disse Juliana.

A inciativa criada em 2016 inclui as instituições Sebrae/RJ, NESst, Sitawi, Yunus Negócios Sociais, Universidade Santa Úrsula, Benfeitoria, ESPM, Instituto Gênesis (PUC-Rio), Sistema B, Vox Capital e Shell Iniciativa Jovem. A Alerj compõe o grupo através do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

“A ideia do Fórum, e daí a importância de compor este grupo, é ser uma plataforma para o Rio de Impacto desenvolver eventos e conversar com o governo, mostrando as oportunidades que existem ao fomentar este tipo de negócio”, afirmou Geiza Rocha, secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

No dia 02/12 o grupo de trabalho de negócios sociais do Fórum de Desenvolvimento do Rio se reúne no auditório do CRC-RJ para sintetizar o que foi debatido durante o ano e montar a agenda de ações de 2018.

Confira aqui a apresentação do Sebrae-RJ.

A reunião também foi pauta de reportagem na TV Alerj. Assista aqui!